quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Procuradoria demonstra que é proibida transposição de aposentados celetistas para regime estatuário e evita pagamento indevido de indenização



AGU     -      16/11/2011





A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, no Superior Tribunal de Justiça, que é ilegal a transposição de funcionário aposentado por invalidez no regime celetista (CLT), para o regime estatuário instituído no ano de 1990. Um servidor que pertencia aos quadros do extinto Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas), que deu lugar a Receita Federal, entrou com a uma ação na Justiça solicitando a transposição do seu regime de aposentadoria e o pagamento de indenização.

A Procuradoria Seccional da União em Santa Maria (RS) explicou que a Lei 8.112/90, que determinou a transição dos servidores públicos ativos do regime celetista para estatuário, não se aplica àqueles que se aposentaram nos termos da CLT. Os advogados da União defenderam que a aposentadoria é regida pela legislação vigente na época e que é ilegal permitir a transposição do servidor para o novo regime.

O servidor alegou que nunca concordou com a aposentadoria por invalidez e apresentou vários requerimentos administrativos solicitando a reversão para o emprego. Ele chegou a levar o caso à Justiça, que discordou dos argumentos tanto em 1991, quanto em 2007. No entanto, como em 2008 uma perícia concluiu que a incapacidade havia cessado, o servidor ingressou com nova ação na Justiça para voltar ao cargo e receber indenização por danos morais.

De acordo com a sentença, proferida pelo STJ, no momento em que o empregado foi aposentado, em 1984, seu vínculo com a Administração Pública foi cortado. "A aposentadoria por invalidez ficou para sempre sendo regida pelas regras comuns do Regime Geral de Previdência Social, já que ele era celetista".

O relator do caso, ministro Castro Moreira, também discordou da indenização. "O Tribunal de origem entendeu que não ficou configurado dano moral em razão de avaliações médicas a que foi submetido o aposentado, bem como não foi constatado nenhum outro ilícito praticado pelo INSS a justificar a condenação".      
      

A PSU/Santa Maria é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra