segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto cria Universidade Federal do Oeste da Bahia com 35 cursos



Agência Câmara de Notícias     -     07/11/2011





A Câmara analisa o Projeto de Lei 2204/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), por desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pela proposta, a nova instituição terá sede no município de Barreiras.

Com a implantação da UFOBA serão oferecidos 35 cursos de graduação. A meta é atender 7.930 estudantes nos cursos de graduação. Inicialmente, a universidade contará com quatro campi nos municípios de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães.

Será necessária a criação de 765 cargos públicos efetivos, além de outros cargos de direção e funções gratificadas, que terão um impacto orçamentário estimado em R$ 9,67 milhões no exercício de 2013.

A microrregião de Barreiras conta com sete municípios e tem uma população estimada em mais de 280 mil habitantes. O texto, elaborado pelos ministérios do Planejamento e da Educação, diz que a oferta de alternativas de ensino superior público e gratuito, especialmente à população mais pobre, é condição essencial para o desenvolvimento regional.

A proposta ressalta que UFOBA terá como princípios a integração e o desenvolvimento dos municípios do Oeste da Bahia.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra