quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projeto regulamenta viagens de agentes públicos em veículos particulares



Agência Câmara de Notícias     -     17/11/2011





Diante das denúncias contra o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, de utilizar avião cedido por empresário que tem contratos com o ministério, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) apresentou o Projeto de Lei 2704/11, que obriga agentes públicos a divulgar informações sobre suas viagens em função do cargo. Pelo texto, os políticos devem prestar esclarecimento sempre que utilizarem veículos particulares.

Na divulgação, feita na página da internet da instituição a que se vincular o viajante, deve constar a lista de passageiros e as especificações da locomoção, como o veículo utilizado e sua forma de contratação e pagamento. As informações devem ser prestadas em, no máximo, de 48 horas, contadas a partir da data da viagem.

A legislação vigente, o Código de Conduta da Alta Administração Federal (decreto de setembro de 2001), não prevê especificação para o uso de veículos privados por agentes públicos. Já o Decreto 6.403/08 define normas somente para a utilização de veículos oficiais pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Crime de responsabilidade
A proposta determina ainda que o agente político que utilizar veículos particulares em desconformidade com a nova lei incorrerá em crime de responsabilidade. Pela Lei dos Crimes de Responsabilidade (1.079/50), esses ilícitos são puníveis com perda do cargo e inabilitação, por até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública.

Chico Alencar argumenta que “ao conferir mais transparência, o projeto evita que agentes políticos favorecidos por empresas contratadas e submetidas à sua fiscalização retribuam de forma não republicana os favores prestados”.

Tramitação
Ainda não foi definida a tramitação do projeto nas comissões técnicas.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra