sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Proposta inclui novas categorias na CLT



Agência Câmara de Notícias     -     11/11/2011






A Câmara analisa o Projeto de Lei 1301/11, do deputado Padre Ton (PT-RO), que inclui como beneficiários dos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43) os empregados domésticos, os trabalhadores rurais; os empregados públicos da administração pública direta e indireta; os ocupantes de cargos públicos em comissão; e os servidores públicos contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

O projeto estabelece que a legislação trabalhista deve ser aplicada quando não for incompatível com as leis especiais e as disposições contratuais individuais e coletivas em vigor. Atualmente, os dispositivos da CLT não se aplicam aos empregados domésticos; aos trabalhadores rurais; aos funcionários públicos federais, estaduais e municipais; e aos servidores de autarquias paraestatais.

O deputado Padre Ton explica que a proposta tramitou na Casa na legislatura passada (PL 3128/04), mas foi arquivada. De acordo com o parlamentar, seu objetivo é “estender às demais relações empregatícias especiais as disposições ordinárias da CLT e proteger as relações de emprego na Administração Pública, em especial os que exercem cargos temporários, como os agentes comunitários de saúde e ocupantes de cargos comissionados”.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra