quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Site é alvo de ações por divulgar lista de servidores que têm supersalários



Folha de S. Paulo     -     02/11/2011




São 43 pedidos de indenização contra o Congresso em Foco


BRASÍLIA - O site Congresso em Foco virou alvo de uma série de ações devido a reportagem que revelou nomes de 464 servidores do Senado que receberam, em 2009, salários acima do teto constitucional.
Atualmente, 43 funcionários públicos processam o site na Justiça do Distrito Federal sob o argumento de que a reportagem violou a intimidade deles.
Eles entraram com ações individuais no Juizado Especial da Justiça do Distrito Federal, pedindo indenizações de R$ 21,8 mil.
De acordo com o site, uma possível condenação pode originar uma dívida de quase R$ 1 milhão.
O site afirma que, antes de decidir publicar a relação com os nomes dos funcionários, consultou "vários juristas, que defenderam ampla publicidade sobre o tema".
Em setembro, o Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União) sugeriu em seu site que "sindicalizados que foram prejudicados com a disponibilização de tais informações devem entrar em contato com o Sindilegis".
A instituição pediu, então, que os "prejudicados" deveriam, para o ajuizamento da ação, levar uma cópia do documento pessoal, comprovante de residência e procuração assinada.
"Ao publicarem dados sigilosos e pessoais, o veículo invadiu a esfera íntima dos servidores, que extrapola o âmbito privado", diz a nota.
Que segue: "Abrindo brechas ao risco de grave lesão por parte de terceiros, uma vez que o grupo de funcionários ficou sujeito ao constrangimento de ter publicados seus nomes relacionados à situação financeira".



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra