sábado, 21 de janeiro de 2012

Blitz para aprovar fundo



Correio Braziliense      -     21/01/2012





O crescimento no rombo da Previdência do setor público, que em 2011 atingiu a marca de R$ 56 bilhões, aumentou a pressão do Executivo sobre o Congresso para a aprovação do Projeto de Lei que cria o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp). A intenção é aprovar o novo regime, que tramita com urgência constitucional na Câmara, ainda no primeiro semestre deste ano — evitando, assim, o tradicional esvaziamento do Legislativo com as eleições municipais.

O governo também tem pressa porque pretende que os futuros servidores iniciem suas carreiras já sob as novas regras. Para impedir que o Congresso empurre a votação com a barriga, o Palácio do Planalto sinaliza com a possibilidade de suspender a realização de concursos públicos até que o projeto seja aprovado. Com isso, jogam sobre o Congresso a responsabilidade pela não realização das provas.

Em outra frente, o Planalto age para atenuar a oposição exercida pelas centrais sindicais à mudança no regime de Previdência do funcionalismo federal.

O escalado para a tarefa é o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. "Sabemos que, nesse jogo, a correlação de forças é desigual. Não temos chance de derrubar uma pauta como essa", reconhece o diretor-executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Pedro Armengol. "O diálogo já está tensionado porque os servidores estão sem reajustes há dois anos", completa Armengol. A expectativa é de uma onda de greves a partir de março.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra