quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Com secretaria, Planalto tenta melhorar gestão pública



BSPF     -     25/01/2012





Presidente cria órgão com a missão de diminuir gastos dos ministérios e racionalizar a atuação do funcionalismo público


BRASÍLIA - Convencida de que a gestão da máquina pública deixou a desejar no ano passado, a presidente Dilma Rousseff decidiu criar a Secretaria de Gestão Pública, especialmente incumbida de dar mais racionalidade aos gastos dos ministérios e ao trabalho dos servidores. O objetivo é evitar o desperdício e melhorar o atendimento ao público. A ideia é estender a toda a administração federal mudanças como a testemunhada nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde as filas gigantescas cederam espaço ao agendamento por telefone e à aposentadoria em cerca de 30 minutos.

"Serão medidas de grande impacto na vida do cidadão", prometeu o secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Correia. "Atuaremos onde há gargalos na implementação de políticas públicas."

O trabalho, porém, está só começando e há poucos resultados a mostrar no momento. Além das mudanças no INSS, implementadas ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o secretário citou a redução de mais de R$ 1 bilhão em gastos com diárias de viagens e passagens.

Essa economia foi obtida com racionalização, afirmou ele. Por exemplo: um ministro que viajava com quatro assessores passou a viajar com dois. Além disso, o governo está fazendo maior uso de videoconferências, disse o servidor público.

Outro exemplo é a redução em 10% dos gastos com energia elétrica. Alguns prédios já têm um protocolo para tentar garantir que essa economia será de caráter permanente. Também houve redução nos gastos com serviços de limpeza e compra de material de consumo.
"É tudo em escala muito pequena", admitiu o secretário. "Mas queremos potencializar", completou. No momento, a secretaria trabalha com projetos pilotos para os ministérios da Saúde e da Justiça. A forma como se compram medicamentos, por exemplo, está sendo analisada, a pedido da pasta.

Ainda não há resultado. Correia explicou que consultorias e universidades serão contratadas para propor aperfeiçoamentos na forma como órgãos públicos trabalham. Isso pode ser feito a pedido do próprio ministro ou por decisão da presidente. As mudanças seguem diretrizes discutidas na Câmara de Gestão, presidida pelo empresário Jorge Gerdau.

Fusão. A Secretaria de Gestão Pública é resultado da fusão de duas estruturas antes existentes no Ministério do Planejamento, a Secretaria de Gestão e a de Recursos Humanos.

Além de melhorar os procedimentos administrativos, ela está encarregada de treinar funcionários, realizar novos concursos públicos, aprimorar condições de trabalho. Nessa reformulação, foi também criada a Secretaria de Relações do Trabalho, que manterá um "diálogo permanente" com o funcionalismo, segundo explicou Correia.

Fonte: O Estado de S.Paulo



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra