terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Esplanada fica vazia durante férias de Dilma



Folha de S. Paulo     -     03/01/2012






A presidente Dilma Rousseff tirou duas semanas de férias e sua equipe aproveitou para fugir de Brasília, deixando o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios esvaziados neste início de ano.

A sede do Executivo é o retrato mais exemplar da debandada na capital do país.

Enquanto a presidente descansa na Bahia, todos seus ministros palacianos também entraram em recesso -algo raro nos últimos anos.

Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação) e o general José Elito (Gabinete de Segurança Institucional) voltam ao batente no mesmo dia planejado pela chefe, na próxima segunda-feira.

Ideli Salvatti (Relações Institucionais), fica no exterior até o dia 16. Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), que passou ontem no Planalto para os últimos despachos, tinha programado ir para uma praia de Pernambuco no fim do dia, retornando no dia 22.

Sem os titulares, o Planalto está sob o comando do secretário-executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos, 34, e do chefe- de-gabinete da Presidência, Giles Azevedo, 50, assessores da confiança pessoal de Dilma e encarregados de tocar o governo e deixar prontas as reuniões de trabalho para o retorno da chefe.

Na agenda da Casa Civil desta semana, estão previstas reuniões de avaliação sobre os planos de gestão de aeroportos e rodovias e do de alerta e respostas a desastres naturais, com foco em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Na Esplanada, dos 38 ministros, apenas 11 estarão trabalhando durante a primeira semana do ano.

Reservadamente, alguns dizem que a ausência de Dilma, famosa pela dureza com que cobra seus assessores, encorajou boa parte deles a seguir o exemplo da chefe.

Da área econômica, dois dos três principais titulares estarão de férias. Guido Mantega (Fazenda) tinha despachos previstos para ontem em São Paulo e começará seu descanso hoje, voltando no dia 16. Miriam Belchior (Planejamento) retornará no mesmo dia. Alexandre Tombini (Banco Central) continua trabalhando em Brasília.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra