quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ministro quer limites para transferência de pensões



Valor Econômico      -     19/01/2012





O Ministério da Previdência Social quer estabelecer um limite para que o servidor público aposentado possa transferir pensões vitalícias a familiares. A proposta de alteração visa conter a escalada do déficit no regime de previdência do funcionalismo federal.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, informou que apresentará à presidente Dilma Rousseff proposta para limitar a transferência de benefícios a familiares. A mudança levará em consideração eventuais alterações no estado civil do contribuinte e a forma de contribuição para a Previdência.

"O regime de pensões [dos servidores federais] é de grande generosidade", classificou o ministro. Ele comentou que a proposta está sendo formulada e será apresentada à presidente nas próximas semanas.

A intenção do Ministério da Previdência é convencer outras áreas do governo sobre a necessidade de mudança. Garibaldi Alves disse ter pressa porque gostaria que essa modificação entrasse em vigor antes de o governo realizar novas contratações de funcionários para o serviço público.

Nos próximos anos, mais de um terço do funcionalismo federal, estimado em 1,1 milhão de servidores, vai se aposentar, obrigando a União a fazer concursos para repor as vagas desocupadas. "O governo pretende fazer vários concursos. Se essa e outras mudanças não forem aprovadas a tempo, os novos contratados terão os mesmos direitos em vigor hoje", disse ele.

O ministro informou que a tendência é que o déficit no regime de previdência dos servidores aumente 10% ao ano, em média, nos próximos anos. "É uma sangria e isso custa [hoje] mais de R$ 60 bilhões ano", salientou.

Alves comentou que espera aprovar no Congresso o projeto de lei nº 1.992, que cria o fundo de previdência complementar dos servidores, o Funpresp. Se esse projeto for votado, a tendência é de redução gradativa do rombo no sistema de previdência do funcionalismo federal.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra