quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Novos servidores da área de Comunicação do Senado devem ter habilidade para lidar com as redes sociais



Agência Senado     -     18/01/2012





A capacidade para trabalhar com redes sociais é um dos atributos esperados dos candidatos que forem aprovados para a área de Comunicação no concurso público do Senado. São três vagas para o cargo de analista legislativo, cada uma em uma especialidade da Comunicação: jornalismo, comunicação social (institucional) e multimídia.

- Todos têm de estar habilitados para lidar com as redes sociais. Todos os veículos de comunicação do Senado trabalham com redes sociais e, atualmente, esse é um requisito necessário a qualquer profissional da comunicação - explicou Davi Emerich, diretor de Jornalismo da Secretaria de Especial de Comunicação Social do Senado (Secs).

Segundo o diretor, a intenção inicial é a de que os aprovados na área de jornalismo e de multimídia sejam aproveitados pela Agência Senado e pelo Jornal do Senado, mas há possibilidade de lotação em qualquer das áreas da Secs.

- Já os aprovados na especialidade voltada para o institucional devem trabalhar nas áreas de pesquisa e opinião, relações públicas e marketing e publicidade. Todos os veículos da Secs têm demanda de profissionais - afirmou.

Davi Emerich explicou que essa definição também depende da reforma administrativa do Senado (PRS 96/2009) que está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O projeto prevê mudanças na Secs, como a unificação do jornal e da agência no Departamento de Jornalismo Digital e Impresso e das secretarias responsáveis pelas áreas de pesquisa e opinião; publicidade e marketing; e relações públicas, que podem se transformar em Departamento de Comunicação Integrada. A criação da Assessoria de Imprensa Institucional também pode gerar a necessidade de aproveitamento de mais candidatos.

Habilidades
O diretor da Agência Senado, Mikhail Lopes, disse esperar que os aprovados para a especialidade de multimídia saibam trabalhar com design e com desenvolvimento de páginas de internet e de aplicativos para aparelhos móveis. Em 2011, a agência lançouaplicativos para Iphone, Android e Blackberry.

- Também esperamos que os novos profissionais saibam lidar com arquitetura da informação, navegabilidade e usabilidade - afirmou Mikhail.

Para os jornalistas, Davi Emerich considera a habilidade de produzir textos é a principal característica necessária, embora os conhecimentos de rádio e TV possam também ser úteis em alguns veículos da casa. Já os aprovados na área institucional precisam dominar os principais conceitos das áreas de pesquisa e opinião, relações públicas e publicidade e marketing.

Embora o concurso ofereça apenas três vagas - uma em cada especialidade -, Emerich lembra que muitos profissionais devem se aposentar nos próximos meses, o que poderá ser a oportunidade para que mais candidatos sejam nomeados.

Inscrições
As provas objetivas e discursivas para o cargo de analista legislativo serão realizadas no dia 11 de março, das 15h às 20h30. A remuneração dos analistas, em todas as especialidades, é de R$ 18.440,64. As inscrições para o concurso público podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro pelo site da Fundação Getúlio Vargas, onde estão disponíveis os editais para todos os cargos.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra