segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A partir de hoje, servidores podem escolher o banco para receber benefícios



Alessandra Horto
O Dia     -     02/01/2012





Rio - A partir de hoje, servidores públicos e inativos de todo o País podem escolher o banco em que desejam receber o salário ou a aposentadoria. A opção está prevista na Resolução 3.424 do Banco Central e vale para todas as esferas de poder. Funcionários que preferirem fazer a troca devem procurar o atual banco pagador e entregar carta de próprio punho dizendo que não desejam mais receber o salário pela instituição. É preciso indicar a nova escolha para ter o vencimento creditado.

Segundo o Banco Central, a instituição financeira tem até cinco dias úteis, a partir da entrega da carta, para registrar o pedido. Nenhum banco poderá negar o direito conquistado pelo servidor. Após a atualização do sistema, o banco responsável pelo pagamento da folha deve fazer a transferência automática para a conta que o servidor indicou. Essa operação não pode ser cobrada.

“A portabilidade integra uma série de ações regulatórias que nós fizemos nos últimos anos e permite que o cidadão escolha a instituição que melhor lhe atenda. Nós já temos a portabilidade do cadastro e do crédito. A do salário foi feita em etapas”, explica o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos. Segundo ele, há um acordo entre a instituição financeira e o empregador.

“A empresa faz acordo com um banco e o cidadão pode não querer ficar naquele banco por conveniência dele. Então, ele vai à instituição, uma única vez, faz este comando e indica desejar que o salário seja transferido no dia em que chega à conta, sem custo para a instituição que ele indicar. A partir disso, todo mês em que o depósito for feito na conta, o dinheiro será transferido de imediato para a outra conta”, complementou Sérgio Odilon dos Anjos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 979 2345.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra