sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PL 2203/11 está previsto no orçamento 2012 e deve ser votado assim que Congresso retornar do recesso



Condsef     -     06/01/2012





A Condsef vem recebendo inúmeros questionamentos de servidores de sua base sobre o projeto de lei (PL) 2203/11. Muitos querem saber se há previsão orçamentária para assegurar os ajustes contidos no projeto, a maioria em gratificações de desempenho de uma série de categorias. O PL seguiu ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto do ano passado, portanto, dentro do prazo legal para envio de projetos com impacto orçamentário para 2012. Apesar de não contemplarem a totalidade das reivindicações da base da Condsef, os recursos do PL estão assegurados nesse orçamento e trarão impactos a partir de julho deste ano. Ao todo, o projeto recebeu 182 emendas. Dessas, 26 foram apresentadas pela Condsef. A entidade já esteve com o relator, deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), 

defendendo a necessidade da aprovação dessas emendas. O deputado informou que está analisando todo o conteúdo apresentado para dar seu parecer final e fechar o relatório. O PL está na Comissão de Administração e Serviço Público e não deve demorar a ser votado após retorno do recesso parlamentar.

As emendas defendidas pela Condsef dizem respeito a ajustes e supressão de itens que foram incluídos no projeto sem sequer serem discutidos com os trabalhadores. Um deles diz respeito a mudanças nas regras para pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade que promovem, inclusive, redução de valores recebidos pelos servidores a depender do grau de exposição que se submetem em seus trabalhos. A questão também está sendo tratada direto no Ministério do Planejamento. Uma oficina sobre o tema com participação de representantes dos servidores e governo acontece agora no próximo dia 19. A Condsef espera que o problema seja sanado e os artigos que tratam desse tema no PL 2203 sejam retirados.

Foram detectados outros pontos divergentes com o que foi negociado no Planejamento. Exemplo disso é o valor da remuneração concedida aos servidores de nível superior das diversas carreiras e planos de cargos contidos no PL. A Condsef acredita que os valores devam ser fixos, acompanhando o mesmo critério de tratamento dado aos servidores de nível intermediário e auxiliar. A Confederação também espera que seja garantida solução para a situação referente a jornada de trabalho de médicos e outros profissionais que possuem atividades regulamentadas por Lei. 

Frente Parlamentar – Para defender a solução para estes e outros problemas a Condsef já organiza uma frente que deve iniciar um trabalho intenso assim que o Congresso retomar suas atividades. A entidade também espera que seja consolidada uma frente parlamentar em defesa dos servidores e serviços públicos que assegure apoio necessário para aprovação de propostas importantes para o setor que tramitam no Congresso, assim como a rejeição de projetos como é o caso do polêmico PLP 549/09 que, uma vez aprovado, ameaça congelar investimentos públicos pelos próximos dez anos.

Junto com a frente parlamentar, os servidores devem reforçar a luta pelo atendimento de suas principais reivindicações com um forte trabalho de mobilização, reforço da unidade e pressão junto ao governo. Todas as informações ligadas às reuniões que vão desdobrar os debates sobre as divergências contidas no PL 2203 e outros temas de interesse dos servidores da base da Condsef continuarão sendo divulgados aqui em nossa página.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra