quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Projeto que cria o Funpresp será o primeiro a ser votado na Câmara após o recesso



Agência Brasil     -     18/01/2012





Brasília - O primeiro projeto a ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados na volta do recesso parlamentar, a partir de 2 de fevereiro, é o que cria um novo regime de previdência para os funcionários públicos federais. Trata-se da criação da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp), que foi amplamente discutida pelos deputados até o fim dos trabalhos legislativos no ano passado.

Pronto para ser votado, o projeto tramita em regime de urgência constitucional na Câmara dos Deputados e, por isso, nenhuma matéria poderá ser votada antes dele, exceto as medidas provisórias.

Se aprovada e transformada em lei, como quer o governo, ela irá garantir que os novos servidores sejam regidos por um modelo de previdência complementar, que será estabelecido por meio dos fundos de previdência do Legislativo, do Judiciário e do Executivo.

O projeto prevê a criação de três fundos de previdência complementar nos moldes dos fundos que atendem aos funcionários dos bancos públicos e de grandes estatais, como a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, e a Petros, dos empregados da Petrobras.

Pelo modelo proposto, os servidores irão contribuir com 8,5% de seus salários e a União com mais 8,5%. A previsão do relator da matéria na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), é que, seguindo esse percentual de depósitos mensais durante 35 anos de contribuição, o funcionário se aposente recebendo 91% do salário da ativa. Atualmente, segundo ele, os servidores públicos se aposentam com benefícios que giram em torno dos 89% do salário.

Instalado o novo modelo de previdência complementar, o governo passará a garantir apenas o pagamento da aposentadoria segundo os critérios da Previdência Social, como ocorre com qualquer trabalhador da inciativa privada. O teto da Previdência Social atualmente está em dez salários de referência, cerca de R$ 3.900.

“Se o [servidor]contribuir por mais tempo ou com percentual maior do que os 8,5%, ele pode se aposentar com salário acima do previsto. Ele também pode optar por não participar do fundo e se aposentar apenas com o teto da Previdência Social”, explicou o deputado.

O objetivo da proposta é de encontrar uma solução para o déficit da Previdência, que tem preocupado o governo. Com a mudança na lei, as contribuições dos servidores não irão mais para a conta geral da União e sim para um dos fundos, que irão investir o dinheiro para alcançar rentabilidade que garanta as aposentadorias. Com isso, o governo não ficará mais responsável por cobrir o pagamento dos benefícios em caso de déficit.

“A vantagem é que o governo vai fazer o seu aporte [de 8,5%] e não vai fazer mais nenhum aporte posterior. É o rendimento do fundo que vai garantir a aposentadoria integral do servidor”, disse o relator.

Rogério Carvalho informou ainda que a questão sobre quem irá gerir o fundo será definida posteriormente, por seus diretores. A previsão é que se adotem os modelos que deram certos, com a aplicação dos recursos em títulos do governo, na aquisição de ações de empresas sólidas e em outros papéis do mercado de capitais.

O relator também falou sobre a questão do regime diferenciado para mulheres e funcionários que atuam em serviços de risco, como policiais. Segundo o deputado, já está acertado entre os três relatores da matéria que nesses casos de aposentadorias especiais, mesmo com menor tempo de contribuição, será garantida a aposentadoria integral a esses beneficiários.

A matéria já foi aprovada na Comissão de Trabalho e passou também pelas comissões de Finanças e Tributação, de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça. Os relatores dessas três últimas comissões deverão dar seus pareceres em plenário. Se aprovado, o texto seguirá para o Senado. Caso vire lei, as novas regras só valerão para quem entrar no serviço público a partir da sanção.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra