quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Proposta assegura direito de livre escolha de banco em crédito consignado



Agência Câmara de Notícias     -     04/01/2012






A Câmara analisa o Projeto de Lei 2342/11, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que proíbe instituições financeiras de celebrar convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito consignado ofertadas por outras instituições.

Segundo o autor, a proposta vai assegurar ao consumidor o direito à livre escolha na hora de solicitar crédito. Um dos objetivos é proteger funcionários e servidores públicos que, na maioria dos casos, estão obrigatoriamente vinculados ao banco conveniado com seu órgão.

A proibição atinge instituições financeiras públicas, privadas, de economia mista, sociedades de arrendamento mercantil, entidades de previdência privada e cooperativas de crédito.

Prazo de liberação
Pelo projeto, a entidade autorizada a descontar, em folha de pagamento, valores referentes ao pagamento desses empréstimos, terá o prazo máximo de 60 dias para liberar a operação de consignação requisitada pelo pensionista, aposentado, empregado ou servidor. A punição prevista é multa de 100 salários mínimos por ocorrência.

Também fica estabelecido que a União, as autarquias e as fundações públicas federais não poderão emitir documento de reserva de margem consignável facultativa ou relativa à operação de crédito concedida a seus servidores ou funcionários, com a indicação de exclusividade ou prioridade de instituição financeira.

Prática abusiva
O deputado lembra que alguns órgãos da administração pública têm impedido seus servidores de contratar crédito consignado com instituição que não são previamente conveniadas. “Esses convênios têm tolhido a concretização de contratos de crédito com juros e taxas administrativas mais competitivas”, argumenta Mendes Thame, que considera a prática abusiva.

O autor do projeto informa que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já decidiu abrir investigação contra o Banco do Brasil (BB) para apurar possível violação da livre concorrência. A Advocacia-Geral da União (AGU), no entanto, concedeu parecer favorável ao BB, com o argumento de que tais decisões cabem ao Banco Central (BC), tendo em vista a inexistência de legislação específica.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra