sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Advocacia-Geral afasta acusação de improbidade contra servidores em processo que questionava contrato de licitação do Pan 2007



AGU     -      24/02/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou a regularidade de um contrato de licitação celebrado nos Jogos Panamericanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro, e afastou a ação de improbidade proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra dois servidores públicos do Ministério da Justiça, que participaram da organização do evento. O MPF alegava que o consórcio contratado para prestar serviços de tecnologia oferecia preços mais altos que os praticados no mercado.

A Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1) comprovou, em juízo, que não houve improbidade, nem sobrepreço, envolvendo o Contrato nº 25/2007, conforme atestado pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU). Informou, também, que o próprio Ministério Público Federal pediu o arquivamento do inquérito policial que tratava do caso.

Os advogados da União salientaram que não foram encontrados vícios no procedimento administrativo que precedeu à contratação. Alegaram que nenhuma prova da intenção dos réus de praticarem o suposto ilícito foi apresentada e que, da mesma forma, não foram apontados indícios de vantagem pessoal indevida em decorrência da conduta descrita na ação de improbidade.

A 8ª Vara Federal do Distrito Federal acolheu os argumentos da AGU, rejeitando a ação de improbidade administrativa, e julgou extinto o processo. A sentença destacou que não existe dado concreto, ou mesmo prova indiciária, que permitam sugerir a existência das supostas fraudes relacionadas à execução do referido contrato ou intenção de lesar a Administração Pública.

O juízo ressaltou que o prosseguimento da ação seria impossível diante da ausência de "pedido de anulação do acórdão do TCU que julgou regular a execução do contrato" e considerou contraditória a solicitação de arquivamento do inquérito criminal pelo MPF, que era o autor das acusações envolvendo os mesmos fatos.

A PRU1 é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra