sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Congresso em Foco não terá de indenizar servidora



Consultor Jurídico     -     17/02/2012




Uma funcionária do Senado Federal que pedia indenização do site Congresso em Foco por ter seu salário divulgado na internet não teve o seu pedido atendido. O juiz Ruitemberg Nunes Pereira, do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, negou o pleito da servidora no sábado (11/2), como noticia o jornal Folha de S.Paulo. Ela pode recorrer.

O levantamento dos nomes foi feito pelo Tribunal de Contas da União. Foram listados os salários de 464 funcionários. O material foi publicado em agosto de 2011. De acordo com a decisão, o fato de divulgar o salário de um servidor não é motivo para danos morais.

O site é alvo de 43 ações no Juizado Especial devido a reportagens que revelaram que servidores do Senado receberam em 2009 salários acima do teto constitucional — hoje de R$ 26,7 mil. Cada um pediu indenização de R$ 21,8 mil. Segundo os servidores, eles tiveram sua intimidade e privacidade invadidas.

O juiz da decisão de sábado cuida de outras nove ações que tratam do mesmo pedido. Para ele, todas as ações deveriam ser unidas numa só. Em sua defesa, o Congresso em Foco diz que as ações foram orquestradas pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra