quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Empresa planeja gerir ao menos cinco hospitais universitários em 2012



UnB Agência     -     16/02/2012





Órgão que vai administrar unidades de saúde das universidades federais ainda não tem orçamento próprio. UnB discutirá adesão em março

O presidente da recém-criada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Rubens Rebelatto, já definiu sua primeira meta: quer ser responsável pela gestão de pelo menos cinco hospitais universitários até o fim do ano. A lista dessas unidades pode incluir o HUB, caso o Conselho Universitário (Consuni) aprove a adesão.

Nomeado pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (15), Rebelatto diz que acordos com universidades federais seguirão modelo-padrão, mas sem ferir a autonomia das instituições. Contratação de funcionários ainda depende de aprovação de Planos de Cargos e Salários pelo Ministério do Planejamento.

ESTRUTURA – “No momento, estamos tomando as primeiras medidas para formalizar a existência da empresa, cuja sede é Brasília. A escolha dos hospitais que serão contratados vai levar em conta o tamanho e o grau de complexidade da unidade, além da localização”, explicou Rebelatto. O dirigente não citou os nomes das primeiras instituições que serão geridas pela Ebserh, mas revelou já ter a sinalização de mais de uma dezena dos 46 hospitais universitários do país.

As universidades que aderirem ao sistema continuarão a indicar os dirigentes hospitalares. “Em todos os casos, a gestão será tocada pela empresa, mas o contrato com o hospital estabelecerá atribuições específicas, de acordo com a realidade de cada unidade”, acrescentou. Sem orçamento definido, a Ebserh nasce com caixa simbólico de R$ 5 milhões para custeio de sua instalação.

A estrutura contará com cinco diretorias: serviços e assistência; administrativo-financeira; gestão de processos e tecnologia da informação; logística e infra-estrutura e gestão de pessoas. “Os nomes serão discutidos com as áreas afins. Como é uma empresa pública, os ministérios da Educação, Saúde, Planejamento, entre outros, vão participar desse processo de formatação”, antecipou.

HUB – De acordo com o reitor em exercício da UnB, João Batista de Sousa, a contratação da Ebserh entrará na pauta do Conselho Universitário (Consuni) em março. “Foi designado um relator da matéria para a segunda reunião do Consuni, no mês que vem”, anunciou. Ainda segundo João Batista, o próprio Hospital Universitário de Brasília (HUB) tem está realizando estudos sobre a viabilidade da adesão.

José Rubens Rebelatto é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 1980. Graduado em Educação física e Fisioterapia, concluiu doutorado em educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1991, e pós-doutorado (2004) na Universidade Salamanca, na Espanha. Está no Ministério da Educação (MEC) desde 2008, onde ocupou, até ontem, a Diretoria de Hospitais Universitários e Residência em Saúde. Com a criação da nova empresa, a diretoria vinculada à Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do ministério poderá ser reformulada. 



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra