terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Procuradorias conseguem bloqueio de bens de ex-servidor envolvido em transferência ilegal de benefícios do INSS



AGU     -    14/02/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu provar, na Justiça, o envolvimento de um ex-servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Rio de Janeiro na realização de transferências ilegais de benefícios para outras localidades, com o objetivo de efetuar empréstimos na rede bancária. Com a decisão judicial, a AGU assegurou o bloqueio dos bens dele e espera ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 1.465.325,54.

A Procuradoria Seccional Federal (PSF) em Niterói e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) entraram com uma ação de improbidade administrativa contra o então servidor, que foi demitido. Os procuradores demonstraram que, a partir da troca de local de pagamento dos benefícios, o denunciado utilizava documentação falsa para conseguir os créditos bancários.

O envolvido deverá sofrer as sanções previstas nos artigos 9º, 10º e 11º da Lei nº 8.429/92: perda dos direitos políticos pelo prazo de oito a dez anos; multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial; proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente; ressarcimento ao erário dos valores que importaram sua lesão; perda dos valores que caracterizam enriquecimento ilícito.

O ex-servidor foi denunciado também em uma Ação Penal que tramita na 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, o que, segundo o juízo, já caracterizaria por si só, "verossimilhança às alegações expendidas pelo INSS em sua inicial". Acatando os argumentos dos procuradores federais, a 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia determinou o bloqueio dos bens do ex-servidor.

A PSF-Niterói e a PFE-INSS são unidades da PGF, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra