terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Projeto prevê estágio no setor público para jovem de baixa renda



BSPF     -     14/02/2012




Objetivo é facilitar acesso de jovens de 14 a 17 anos ao primeiro emprego, com remuneração de 1 salário mínimo

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados cria o Programa Federal de Incentivo ao Trabalho Educativo (Projovem), com o objetivo de assegurar a oferta de estágio remunerado a adolescentes de baixa renda no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

“Não existe drama social pior do que as portas que se fecham aos jovens em busca de seu primeiro emprego, formando um círculo vicioso que os condena a penar indefinidamente; os possíveis patrões, alegando falta de experiência, recusando-lhes a oportunidade justamente sem a qual não poderão lograr esse requisito”, argumenta Flávia Morais (PDT-GO), autora da proposta. Ela informa que seu projeto inspira-se em programa de incentivo ao primeiro emprego implantado em 1995 em Goiás, “um dos que vêm gerando melhores resultados”.

Estágio remunerado


De acordo com o projeto, trabalho educativo são atividades laborais desenvolvidas em regime de estágio remunerado, no qual as exigências pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento pessoal e social do estagiário predominam sobre o retorno material extraído pela administração pública das tarefas desempenhadas.

O alvo do projeto são os jovens entre 14 e 17 anos de idade que nunca tenham tido vínculo empregatício formal e com renda familiar que permita caracterizá-los como carentes. O estágio poderá perdurar até completada a idade de 18 anos. Na hipótese de dois ou mais candidatos a uma única vaga, a seleção será feita pela comparação dos desempenhos acadêmicos.

Salário mínimo

A remuneração do estágio corresponderá a um salário mínimo, obrigatoriamente acrescida de auxílio-transporte suficiente para o deslocamento. A jornada será de no máximo quatro horas diárias. Ela não poderá ser estabelecida de forma incompatível com o comparecimento do estagiário à instituição de ensino por ele frequentada.

O projeto ressalva que o cumprimento do estágio não caracteriza vínculo de natureza empregatícia com o órgão ou entidade no qual esteja sendo cumprido. O órgão ou entidade que admitir o estagiário deverá designar um servidor para acompanhar o cumprimento do estágio.

A quantidade de vagas oferecidas será ajustada às necessidades de cada órgão, sendo obrigatória a admissão de pelo menos dez estagiários em cada unidade orçamentária da administração direta, ou entidade a ela vinculada.

'Papel do Estado'


Flávia Morais sustenta que cabe ao Estado, e não à iniciativa privada, a maior responsabilidade pela educação profissional dos jovens. Lembrando a tradicionalmente alta carga tributária do País, a deputada adverte que a administração pública federal “costuma eximir-se de suas obrigações, transferindo-as para particulares por meio de benefícios fiscais ou isenções, procedimento que funciona em determinados aspectos, mas revela-se inoperante quando se busca a materialização de um propósito que muitas vezes revela-se ao empresariado mais oneroso do que qualquer encargo dos quais possam ser desincumbidos”.

Tramitação


O projeto, que tem caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: O Estado de S. Paulo



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra