quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Randolfe Rodrigues manifesta oposição a projeto que prevê previdência complementar para servidor



Agência Senado     -     16/02/2012





Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (16), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) manifestou preocupação com o projeto de lei (PL) 1992/2007, que institui o regime de previdência complementar para o servidor público federal. O projeto, de autoria do Executivo, está em tramitação na Câmara dos Deputados e, se aprovado, vai ser analisado pelo Senado.

Segundo Randolfe, parte da grande mídia construiu o mito de que a previdência do servidor público gasta demais e é deficitária. Ele citou matéria da Folha de S. Paulo, de março do ano passado, que mostra um suposto déficit da previdência do servidor. Para o senador, a matéria analisa a previdência pública fora de contexto. Randolfe explicou que a Constituição Federal inseriu a previdência do servidor no contexto da seguridade social. Quando analisada separadamente, vê-se o saldo superavitário da previdência do setor público.

O senador informou que o número de servidores federais vem caindo. Ele disse que o Executivo tinha 991 mil servidores no ano de 1994. Já em 2010, esse número caiu para 970 mil. O parlamentar afirmou que os gastos do governo federal com servidor também têm diminuído. Randolfe Rodrigues disse que a proposta orçamentária para 2012 registra que os gastos com o servidor eram de 4,89% do produto interno bruto (PIB) em 2009, enquanto a previsão é de 4,15% para 2012.

Segundo o senador, na justificativa do próprio PL 1992, o governo admite que os gastos públicos vão aumentar com a nova forma de previdência pública. Na visão de Randolfe, a criação de um fundo de pensão para uma futura previdência do servidor significa a flexibilização do papel do Estado na responsabilidade de garantir a previdência pública.

- Os parlamentares do PSOL são contra este projeto, pois trata-se da privatização da previdência pública - concluiu.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra