quinta-feira, 8 de março de 2012

CCJ aprova aposentadoria integral por invalidez



O Globo     -     08/03/2012





Comissão do Senado concede direito a servidor que entrou na função até dezembro de 2003; proposta vai para o plenário

BRASÍLIA - Ao mesmo tempo em que o governo tenta correr contra o tempo para aprovar no Senado a criação do Regime de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aprovou ontem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 05/2012) que assegura aos servidores públicos da União, de estados e municípios, que ingressaram na função até 31 de dezembro de 2003, o direito a se aposentar por invalidez com o salário integral e com paridade dos vencimentos aos funcionários da ativa. A proposta, originária e já votada na Câmara, foi aprovada pela unanimidade dos senadores e segue em regime de urgência para o plenário.

Na Câmara, a proposta também fora aprovada por unanimidade e com concordância do governo, para abrir caminho para a votação do Funpresp. Ontem, o governo definiu uma estratégia para agilizar a votação do Funpresp no Senado: o senador e ex-ministro da Previdência José Pimentel (PT-CE) será o relator único do projeto. A intenção é votar a proposta no máximo até meados de abril.

Sem retroatividade, impacto é limitado

A estratégia foi definida em encontro entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e os líderes dos partidos aliados no Senado. Na saída, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que um relator único acelera o debate, que, em princípio, é travado em três comissões temáticas.

No caso da PEC aprovada ontem na CCJ do Senado, ela cria uma despesa para a União, estados, Distrito Federal e municípios, mas nem os senadores e nem o governo sabiam apontar o impacto da mudança para os cofres públicos.

Durante a tramitação na Câmara, o governo concordou com a votação, alegando que não haveria retroatividade de pagamento de aposentadoria integral para quem se aposentou por invalidez nos últimos oito anos. O impacto não seria tão grande, porque os novos valores valeriam daqui para a frente. Na votação na Câmara, o então relator Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) retirou do texto o trecho que previa pagamentos retroativos.

A proposta de emenda constitucional corrige uma distorção da reforma da Previdência aprovada em 2003, que alterou regra que garantia aposentadoria integral por invalidez para os servidores públicos e que vigorava desde 1952. A matéria aprovada ontem determina que os entes federativos, assim como as autarquias e fundações, terão 180 dias, a contar da entrada em vigor da PEC aprovada, para fazer a revisão das aposentadorias e pensões concedidas a partir de 1 de janeiro de 2004. Os efeitos financeiros se darão a partir da promulgação da PEC, ou seja, não serão feitos pagamentos retroativos.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que os valores das aposentadorias em caso de invalidez serão todos recalculados, mas os efeitos só serão sentidos daqui para a frente.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra