terça-feira, 6 de março de 2012

Governo anuncia antigo secretário de RH como novo interlocutor das negociações com servidores



Condsef      -     06/03/2012





Depois de muito esperar, foi divulgado nesta terça-feira no Diário Oficial da União (veja aqui) o nome do novo secretário de Relações do Trabalho. O escolhido para ocupar o cargo de interlocutor do governo no processo de negociações com os servidores foi Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça e já é antigo conhecido da categoria.



Sérgio Mendonça foi secretário de Recursos Humanos no primeiro mandato do governo Lula e volta a ocupar a vaga deixada pelo falecimento de Duvanier Paiva em janeiro deste ano. Desde então os processos de negociação estão completamente interrompidos. Depois que anunciou o nome de seu novo interlocutor, o Ministério do Planejamento entrou em contato com a Condsef confirmando uma reunião para esta quarta, 7.

Mendonça tem agora a difícil tarefa de conseguir intermediar conflitos e buscar avanços capazes de atender as demandas represadas e a ansiedade de milhares de servidores que estão em pleno processo de mobilização. O que se espera é que não haja retrocessos em nada do que já vinha exaustivamente sendo negociado com Paiva. A pauta de negociações é extensa e vai requerer trabalho e pressão intensa dos servidores na busca por avanços.


Para a Condsef a falta de novidade na escolha de Mendonça pode ser um preocupante indício do pouco interesse do governo Dilma em alcançar avanços nos processos de negociação em curso. No período em que foi secretário de Recursos Humanos, Mendonça intermediou negociações que trouxeram poucos resultados práticos para a grande maioria dos servidores.


Por isso, as 30 entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial 2012 convocam o fortalecimento da mobilização e reforço da unidade, fundamentais para definir uma linha de ação capaz de pressionar o governo a sair da inércia e deixar de ignorar os problemas do serviço público. Além da participação em massa no Dia Nacional de Lutas, a Condsef volta a convocar suas entidades filiadas a concentrar forças e reforçar a marcha a Brasília que acontece no dia 28 deste mês.


Greve geral – No início de abril os servidores que participam da Campanha Salarial 2012 vão debater a necessidade de se iniciar uma greve geral por tempo indeterminado. Diante da completa falta de avanços nos processos de negociação, a paralisação de atividades não está descartada. A base da Condsef, que congrega 80% dos servidores do Executivo Federal, realiza no início de abril uma Plenária Estatutária que reúne representantes de todo o Brasil. De lá sairá uma decisão a respeito da greve. Para a entidade, caso o processo de negociações não seja encarado com seriedade pelo governo, o caminho natural da luta da categoria pelo atendimento de suas reivindicações será o da paralisação.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra