segunda-feira, 26 de março de 2012

Condsef volta a solicitar no Planejamento correção de problemas no PL 2203/11



Condsef     -    26/03/2012





Na última sexta-feira, 23, a Condsef voltou a se reunir com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento. A entidade voltou a cobrar correção de problemas no projeto de lei (PL) 2203/11 que trouxe alterações para uma série de categorias da base da Confederação. Ao secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, a Condsef relatou os pontos considerados divergentes no processo de negociação e foram encaminhados ao Congresso Nacional com risco de causar prejuízos a milhares de trabalhadores.

 Entre as categorias que esperam por correções no PL estão servidores do Dnocs, PCCTM, Inmet, Ceplac, Inep, FNDE, DPU e PGPE dos ex-Territórios, além dos servidores de nível superior do PGPE, CPST e correlatas que esperam por alteração nos valores de gratificação de desempenho que deveriam ser fixos (R$1.350) para todos os padrões e, ao contrário, foram encaminhados no PL com valores distintos. O Planejamento agendou nova reunião para esta sexta, 30, para retornar os questionamentos feitos pela Condsef.

No caso do Dnocs, a Condsef solicitou que fosse alterada a redação do PL para que fique em conformidade com a redação apresentada pelo próprio governo à entidade. Na redação anterior seria reaberto prazo para os servidores do Dnocs que ficaram sem VPNI, sem que com isso houvesse alteração remuneratória daqueles que já receberam a VPNI. Já os servidores de Tecnologia Militar (PCCTM) esperam a correção de um erro cometido no anexo do PL que registrou valores de uma tabela remuneratória de 2009, sendo que é necessário atualizar os valores para a tabela do ano de 2010.

Para os servidores do Inmet e Ceplac a Condsef busca a extensão de gratificação aos aposentados e pensionistas garantido que o trabalhador receba o valor ao se aposentar sem a necessidade de receber por um período de sessenta meses a gratificação. Além de buscar a retirada dessa obrigatoriedade da lei, o objetivo é garantir a inclusão desses trabalhadores na carreira de Ciência e Tecnologia. 

Com relação aos servidores do Inep e FNDE é necessário garantir a compatibilização dos 24 para os 18 padrões para a gratificação de qualificação (GQ) e retificação de titulação (RT). Sobre o pagamento dos atrasados da gratificação de desempenho do PGPE a Condsef solicitou ao governo que verificasse a razão pela qual os servidores do DPU-PR e ex-Territórios do Amapá não terem recebido os atrasados referentes a essas avaliações individuais. Foram solicitadas providências urgentes para que esse pagamento fosse efetuado.

Audiência pública discutirá PL – A Condsef segue buscando solução para todas as questões apresentadas ao governo. Todas anexadas ao PL 2203/11 no formato de 26 emendas. Para buscar apoio também no Congresso a essas questões a Condsef já esteve com o relator do projeto, deputado Jovair Arantes. Arantes informou que em abril fará uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás para debater o conteúdo do PL. 

Na ocasião a Condsef fará parte da mesa de debates. A entidade convoca ainda a presença de representantes de todas as suas entidades filiadas para acompanhar e auxiliar na luta pela correção de todos os problemas detectados no PL 2203.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra