quarta-feira, 28 de março de 2012

Funpresp avança no Senado



GABRIEL MASCARENHAS
Correio Braziliense      -     28/03/2012





Proposta que muda as regras de aposentadoria para servidores públicos federais é aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos

O projeto de criação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) passará hoje pela última etapa no Senado antes de ser votado no plenário da Casa, o que deve acontecer até a próxima semana — a ministra de Relações Institucionais disse que há acordo para apreciar a matéria. A proposta foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ontem e está na pauta de hoje das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAS).

A matéria passou pela CAE com tranquilidade depois da intervenção do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. Na segunda-feira, ele ligou para os líderes e integrantes da comissão para pedir que eles não criassem obstáculos à aprovação. Na quinta-feira, o presidente da CAE, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), procurou o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), demonstrando preocupação com a ameaça de derrota. Ele temia que integrantes da base, sobretudo de PDT, PSB e PCdoB, votassem contra, abrindo brecha para a oposição atrapalhar os planos do Palácio do Planalto. Embora seja pouco provável que a Funpresp não passe por uma das duas comissões, o governo ainda não dá o assunto como encerrado, e continua trabalhando para costurar acordo. A qualquer sinal de surpresa, o projeto será retirado da pauta.

Ontem, apesar das críticas, a proposta recebeu apoio de parlamentares da base e da oposição. Apenas os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Randolfe Rodrigues (PSol-AP) — que apresentou voto em separado — foram contrários. Assim como Randolfe, senadores do PSDB lembraram que uma matéria semelhante à da Funpresp já havia sido apreciada no Congresso durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Porém, os parlamentares do PT, à época na oposição, conseguiram derrubá-la.

O texto terá que ser votado no plenário até o próximo dia 7, caso contrário, trancará a pauta. Líder do PSDB, o senador Alvaro Dias (PR) desistiu de apresentar emendas para evitar que a matéria tenha de voltar à Câmara dos Deputados, rito obrigatório quando há modificações. Ele avisou, no entanto, que irá apresentá-las em plenário e, em caso de rejeição, formulará projetos de lei propondo as mudanças consideradas necessárias. "São 13 anos de atraso. E agora vemos os antigos opositores apresentando o mesmo projeto em regime de urgência, sem permitir que façamos melhorias. Fomos impedidos pela pressa do PT", criticou o tucano.

Já Randolfe atacou a possibilidade de o fundo ser operado pela iniciativa privada e lembrou que, se for eficiente como o governo espera, a Funpresp só corrigirá o deficit previdenciário no prazo de 30 anos. "Vemos o futuro repetir o passado, como disse Cazuza. Os únicos coerentes politicamente aqui somos nós (PSol), contrários desde sempre, e o PSDB, que, mesmo na oposição, continua a favor do projeto."

Liquidez
Líder do governo, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) saiu em defesa da Funpresp. Ele afirmou que o projeto é o melhor caminho para solucionar os problemas da previdência e rechaçou as críticas de Requião, que apontou o risco de o fundo não ter a liquidez esperada e prejudicar os trabalhadores. "O texto tem salvaguardas que disciplinam a transparência da gestão. E as regras que regem os critérios de aplicação dos recursos são rígidas", argumentou Braga.

Em regime de urgência, o projeto está tramitando simultaneamente em três comissões, com relatoria do senador José Pimentel (PT-CE) em todas elas. A proposta, de autoria do Executivo, prevê a criação de três fundos de previdência complementar para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Pelo texto, os servidores que ingressarem no funcionalismo após a aprovação da lei e com vencimento acima do teto da Previdência (R$ 3,9 mil) só poderão se aposentar com salário integral se aderirem ao fundo, pagando os atuais 11% do salário mais 7,5% do que exceder o teto.

"São 13 anos de atraso. E agora vemos os antigos opositores apresentando o mesmo projeto em regime de urgência, sem permitir que façamos melhorias. Fomos impedidos pela pressa do PT"

Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra