quarta-feira, 28 de março de 2012

Ideli Salvatti comemora aprovação de novo modelo de previdência para servidor público federal



Agência Brasil     -     28/03/2012





Brasília - A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, comemorou hoje (28) a aprovação pelo Senado do projeto que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). A aprovação do projeto é vista como fundamental pelo governo para reduzir o déficit na Previdência Social.


Ideli disse que ficou surpresa com a aprovação por unanimidade, mas que o placar demonstra que a proposta foi “devidamente debatida e aperfeiçoada com a participação dos parlamentares”. Pelo projeto aprovado, quando um servidor público federal se aposentar, ele receberá do Instituto Nacional de Previdência Social, no máximo, o teto previsto em lei – que atualmente é R$ 3.916,20. Para garantir um valor equivalente ao salário que tem na ativa, a aposentadoria do servidor será complementada pela fundação de previdência complementar relativa ao poder para o qual trabalha.


“Em termos de equilíbrio fiscal, isso vai surtir efeitos posteriormente, é uma sinalização extremamente importante de rigor e de responsabilidade fiscal”, avaliou a ministra.


Segundo Ideli, que é responsável pela articulação do Palácio do Planalto com o Congresso, a vitória do governo na votação da Funpresp foi fruto de diálogo e negociação com a base. A relação entre o Executivo e os parlamentares estava estremecida desde que o Senado rejeitou a indicação da presidenta Dilma Rousseff do nome de Bernardo Figueiredo para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes (ANTT).


Apesar da crise, que na última semana atrasou a votação de projetos importantes para o governo, como a Lei Geral da Copa, a ministra disse que não há problemas com a base aliada. “Desde que estou na responsabilidade da SRI, a base não nos faltou em nenhuma votação relevante, em termos de projetos, em votações inclusive extremamente difíceis, tivemos sempre o apoio da base”. Segundo o Ideli, a rejeição ao nome de Figueiredo para a ANTT foi apenas um episódio isolado.


A ministra disse que o governo deve adiantar o empenho de emendas parlamentares para evitar que os repasses sejam comprometidos pelas limitações da Lei Eleitoral. “Há um pedido legítimo e justo dos parlamentares de que, este ano, nós pudéssemos ter o início do empenho antes, porque este ano temos a Lei eleitoral, que a partir de julho não permite mais assinatura de convênios, repasse de recursos”, declarou.


O empenho das emendas, segundo Ideli, será feito em abril e maio. “Estamos iniciando um levantamento das prioridades dos parlamentares para iniciar o processo de empenho. Comecei a chamar os líderes, e estou pedindo a eles que relacionem por ordem de prioridade as emendas na área de saúde, educação e nos demais ministérios”, disse. A ministra não quis adiantar o valor que será destinado a cada emenda.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra