terça-feira, 27 de março de 2012

Previdência complementar dos servidores está acima de divergências da base do governo, diz ministro



Agência Senado      -     27/03/2012





As divergências na base do governo no Senado não devem atrapalhar a votação do projeto que limita valor dos benefícios e cria a previdência complementar para os servidores públicos federais. A afirmação foi feita pelo ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves, após reunião da bancada do PMDB no Senado.

- Nós temos que agir rápido, senão vamos ter uma falência da Previdência pior do que a que está acontecendo no ‘Velho Mundo’. Acho que esse problema deve estar acima de qualquer divergência – afirmou.

O PLC 2/2012 foi aprovado nesta terça-feira (27) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Apesar de ter recebido votos favoráveis de alguns senadores da oposição, o projeto foi criticado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), que citou experiências negativas ocorridas no Chile, na Argentina e nos Estados Unidos.

Para o ministro, o novo regime não representará riscos aos servidores. Garibaldi citou como exemplos os fundos da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que, além de garantir segurança, teriam uma sustentabilidade que o atual regime dos servidores não tem.

- É bom para o país, que está precisando ter uma previdência diferente da que está aí e que apresenta, só nesse regime dos servidores públicos, um deficit da ordem de R$ 60 bilhões.

O ministro também disse que os ingressos no serviço público após a instituição dos fundos complementares, receberão praticamente o mesmo que os atuais servidores, a quem a adesão será facultativa.

Antes de ir para o Plenário, a matéria ainda terá de ser votada pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS), o que deve ocorrer na próxima quarta-feira. Na manhã desta terça, após a leitura do parecer favorável do senador José Pimentel (PT-CE) ao projeto na CCJ, o presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), concedeu vista coletiva e anunciou que a proposta é o primeiro item da pauta da reunião desta quarta-feira (28).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra