segunda-feira, 26 de março de 2012

Procuradores comprovam validade de exame físico em concurso para técnico do MPU



AGU   -     26/03/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, a legalidade do exame físico no concurso do Ministério Público da União (MPU) para o cargo de técnico de transporte. A avaliação foi questionada por um candidato que realizou a prova e foi eliminado no teste de corrida, por não atingir a distância mínima exigida.

O certame foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), que além do exame teórico e físico, previa um teste de direção veicular para garantir que o candidato tinha reais condições de atuar como motorista.

A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Junto a Fundação da Universidade de Brasília (PF/FUB) explicaram que o teste de aptidão física está previsto tanto na Lei nº 11.415/2006, que trata sobre a carreira dos funcionários do MPU, como na Lei nº 8.112/90, que estabelece o regime jurídico dos servidores públicos. Além disso, sustentaram que o exame foi realizado em estrita observância das determinações do edital e em igualdade de condições para todos os concorrentes.

Os procuradores ressaltaram que a o se inscrever no concurso, o candidato sujeitou-se às regras contidas no edital e possuía plena consciência da necessidade de aprovação nos exames eliminatórios para assumir a vaga. Também afirmaram que não é possível fornecer tratamento diferenciado aos concorrentes, por afronta ao princípio da isonomia.

A 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu integralmente os argumentos das procuradorias da AGU e negou a anulação da prova física.

A PRF1 e a PF/FUB são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra