sábado, 10 de março de 2012

Sem sinal de reajuste



Correio Braziliense      -      10/03/2012





Na primeira reunião com o recém-empossado secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, na quarta-feira passada, representantes das 43 entidades sindicais apresentaram, como prioridade, a preocupação sobre os próximos reajustes dos servidores públicos. Mas Mendonça não sinalizou qualquer possibilidade de aumento. Aos sindicalistas, limitou-se a dizer que vai estabelecer, em primeiro lugar, um "método" para as negociações e o cronograma para reuniões, lembrando que o país está em um momento de "austeridade fiscal".

O presidente da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Marcos Luiz Silva, afirmou que as entidades esperam que as negociações avancem e que o governo apresente uma proposta concreta a partir de abril. "Não houve nenhuma manifestação sobre qual será a política de remuneração do governo daqui para frente, se vai haver reposição da inflação ou algum tipo de reajuste", relatou Silva.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) ameaça fazer greve a partir do mês que vem. A secretaria chegou a alertar, no início do encontro, que só poderão negociar com o governo as entidades de classe que integram fóruns ou federações, excluindo a Anauni e outras presentes. Mas o secretário garantiu que todas serão ouvidas. Também estava presente no encontro, que durou duas horas e meia, o secretário-executivo-adjunto do Planejamento, Valter Correia.

Ex-diretor do Departamento Nacional de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Mendonça substituiu Duvanier Ferreira Paiva, que morreu de infarto em janeiro. Paiva estava à frente da Secretaria de Recursos Humanos, que teve suas funções esvaziadas e limitadas às negociações com as entidades sindicais que representam os servidores.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra