segunda-feira, 2 de abril de 2012

Advocacia-Geral impede reajuste de 11,98% a funcionários do TJDFT que já contavam com o percentual incorporado aos salários



AGU    -      02/04/2012





A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, o pagamento indevido do reajuste de 11,98% (URV) a servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), retroativo ao ano de 2002. Os funcionários alegavam que o percentual era pago em virtude de decisão judicial e não poderia ser revogado.

Porém, as Coordenações de Servidores Públicos e de Ações Estratégicas da Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1) comprovaram que o valor não deixou de ser pago, mas, pelo contrário, a Lei 10.475/02, que reestruturou as carreiras dos servidores do Poder judiciário da União, incorporou esse percentual ao salário dos servidores.

Os advogados ressaltaram, ainda, que o simples fato da extinção da discriminação do valor de 11,98% dos contracheques não seria suficiente para alegar que houve redução de salário ou modificação de regime remuneratório em desrespeito à Constituição Federal.

A Corte Especial do TJDFT concordou com os argumentos da AGU e negou o pagamento dos valores alegados. Em seu voto, o relator reconheceu que a Lei 10.475/02 implementou novos patamares remuneratórios e, assim, não houve supressão de pagamento. Isso porque, afirmou o relator, "a rubrica dos 11,98% foi incorporada ao vencimento base de todos os servidores do Tribunal".

A PRU1 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra