quarta-feira, 4 de abril de 2012

Câmara aprova quarentena de seis meses para os servidores públicos



Caio Junqueira  
Valor Econômico     -     04/04/2012





Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite o projeto de lei que amplia de quatro para seis meses o prazo da quarentena no serviço público e prevê as situações em que há conflito de interesses nas atividades do funcionário do Poder Executivo federal, do alto ao baixo escalão.

Hoje a quarentena é de quatro meses. O projeto original, encaminhado em 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa a ampliação para um ano. Mas ontem mesmo o governo atuou para que esse prazo fosse estendido para cinco meses. Acabou prevalecendo o meio-termo, seis meses, aprovados em uma emenda do deputado Mendes Thame (PSDB-SP).

Neste período, o ex-funcionário estará impedido de prestar serviços com quem tenha tido relacionamentos durante o cargo ou estabelecer vínculos profissionais com empresas ligadas ao seu antigo posto. Também não poderá celebrar qualquer tipo de contrato com o Poder Executivo ou nele fazer intervenções em favor de alguma empresa. As limitações ao ex-funcionário vão além desse prazo de um ano. Ele nunca poderá, por exemplo, divulgar ou fazer uso de informação privilegiada obtida em razão do cargo que ocupava.

A lei estabelece a não remuneração da quarentena, mas abre uma brecha para que ela possa ocorrer: quando a Comissão de Ética Pública autorizar, mediante a avaliação de que não há possibilidade de ser exercida qualquer atividade pelo ex-funcionário em que não haja conflito de interesses.

O projeto elenca ainda situações vedadas ao funcionário público, enquanto estiver no cargo, como a divulgação de informação privilegiada; o exercício de atividade que implique relação com empresa que tenha interesse em decisão do órgão em que trabalha; a atuação como consultor ou intermediário de interesses privados junto em qualquer órgão do Executivo e o recebimento de presente de quem tenha interesse em decisão do agente público. A proposta segue agora ao Senado.

A Câmara também aprovou mais dois projetos. Um, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cria 225 cargos de juiz federal de turmas recursais, a segunda instância dos juizados especiais. O outro regulamenta a profissão de motorista, com regras gerais como intervalo mínimo de refeição de uma hora, repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 35 horas.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra