segunda-feira, 30 de abril de 2012

Novos cálculos para o reajuste


Priscila Belmonte
O DIA   -    30/04/2012





Rio -  A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) apresenta, nesta semana, ao secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, contraproposta oficial de política salarial para o funcionalismo federal. A ideia é refazer cálculos levando em conta a inflação entre 2010 e 2011 apurada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com percentual de 10,58%. A variação do Produto Interno Bruto (PIB) para o mesmo período (10,40%) também deverá ser considerada.

De acordo com o diretor da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva, o governo federal mantém o discurso de que não há disposição para apresentar proposta que envolva reajuste linear e política salarial.

“O que o Ministério do Planejamento tem sinalizado é que deve ser implantada a correção de distorções, mas não diz quando isso ocorrerá. Não há sinais claros também de que o governo apresentará propostas para outros temas em pauta como reajuste nos benefícios, incluindo auxílio-alimentação e plano de saúde, definição de data-base entre outros”, explica Sérgio Ronaldo da Silva.

Só após a apresentação da contraproposta dos representantes dos servidores é que será agendada uma reunião para continuar o debate com o governo. Participam destas reuniões representantes de 31 entidades de categorias do serviço público, incluindo três centrais sindicais.

“A expectativa da Condsef é de que o governo tenha sensibilidade já que servidores entram no segundo ano do governo Dilma com salário congelado. Nenhum trabalhador desse país passa por isso”, diz.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra