domingo, 29 de abril de 2012

Paridade nos reajustes e adicional para inativos



PRISCILA  BELMONTE
O DIA     -    29/04/2012







Sindicatos apontam principais brechas para pessoal da União elevar salário na Justiça


Rio -  Diante do cenário de incertezas devido ao adiamento da negociação de reajuste com o governo federal, servidores têm encontrado brechas para aumentar seus salários nos tribunais. Funcionários aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, lutam pela paridade no reajuste de 28,86%, concedido pela União em 1993 a militares e não estendido aos civis. A briga judicial se estende também à gratificação de desempenho, entre outras causas.

Advogado do Sintrasef, que representa os servidores federais do Rio, José Júlio Queiroz explica que a ação por paridade é baseada na Constituição que, na época, previa que militares e civis se igualavam em direitos, ou seja, o aumento concedido a um deveria ser também repassado ao outro. “O problema é que isso não ocorreu”, acrescenta.
Já a ação referente à gratificação de desempenho pede aumento para os inativos equivalente aos funcionários da ativa. “A questão é que o governo paga mais para os ativos do que para os aposentados e pensionistas, sob o argumento da avaliação de desempenho. Mas só é possível avaliar o desempenho dos que estão trabalhando. Aposentado e pensionista não se sujeitam à avaliação e, com isso, recebem menos”, esclarece o advogado do sindicato.

ASSESSORIA JURÍDICA

A orientação gratuita oferecida pelos sindicatos permite que servidores conheçam as bandeiras levantadas pela categoria e possam se beneficiar de ações novas ou que já estão em andamento no Poder Judiciário.

Para ingressar com esses processos no Sintrasef, por exemplo, é necessário se filiar ao sindicato e apresentar os seguintes documentos: cópia do contracheque atual, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, portaria da publicação da aposentadoria (para os aposentados) ou da concessão da pensão (pensionistas). Para a ação dos 28,86%, é preciso levar também as fichas financeiras de 1993 a 1998.

O sindicato fica na Avenida Treze de Maio 13, 10º andar, sala 1.007, no Centro do Rio. O telefone para contato é (21) 2220-8049 e o e-mail, contato@sintrasef.org.br.

Sindsprev: Atendimento gratuito para filiados

O Sindsprev, que representa os trabalhadores que atuam na Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio, também move ações na Justiça pela integralidade das gratificações de desempenho dos servidores inativos e aposentados do INSS e contra a reposição de valores pagos em decorrência de erro administrativo.

Além de contar com orientação jurídica, o servidor pode optar por ações coletivas ou individuais em diversas áreas, como relações de trabalho, processos administrativos disciplinares, reajustes, gratificações, entre outras.

O atendimento ao servidor é gratuito. Para se beneficiar das ações ou ter acesso à assessoria jurídica da entidade, é necessário se filiar ao sindicato.

Quanto à documentação exigida, inicialmente é preciso apresentar apenas carteira de identidade e contracheque que comprove o vínculo com o órgão que trabalha.



O Sindsprev fica na Rua Joaquim Silva 98-A, Centro. É possível obter mais informações por meio do telefone (21) 3478-8200 ou dos e-mails contatoj@sindsprevrj.org.br e juridico@sindsprevrj.org.br.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra