terça-feira, 3 de abril de 2012

PLANEJAMENTO CAPACITA SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA OPERAR SICONV



BSPF     -     03/04/2012





Cerca de 90 técnicos do Ministério da Saúde (MS) serão capacitados, até a próxima quarta-feira, 4, para operacionalizar o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). O intuito é apresentar para os servidores do ministério e suas autarquias o sistema gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que desde o início de 2012 é obrigatório para todas as transferências voluntárias da União.

O Siconv foi criado em 2008 com o objetivo de dar mais transparência e publicidade aos convênios, contratos de repasse e termos de parceria feitos pela União com estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Estas entidades englobam confederações, federações, associações, organizações não-governamentais, dentre outros.

De acordo com o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, a formação tem ainda o objetivo de tornar os servidores públicos do MS aptos para cadastrar entes da federação e entidades privadas sem fins lucrativos que desejam receber transferências voluntárias da União no sistema. “Os órgãos públicos federais são unidades cadastradoras de proponentes e sem o registro no Siconv, estes não poderão receber recursos públicos”, explica Souza.

Ainda segundo o secretário, é responsabilidade dos órgãos públicos validar as informações repassadas pelos entes da federação e entidades privadas sem fins lucrativos. No caso destas instituições privadas, o cadastramento consiste na apresentação dos documentos referentes a sua qualificação jurídica, fiscal e previdenciária, bem como a sua capacidade técnica e operacional.

Participam da formação servidores públicos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Serão capacitados técnicos lotados na Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).

Até o fim de abril, os ministérios ainda realizarão mais três eventos com o mesmo objetivo. Ao final do ciclo de capacitação, a parceria entre os ministérios deve formar mais de duzentos servidores públicos.


Fonte: MPOG



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra