quarta-feira, 25 de abril de 2012

Servidores de universidades federais farão greve nesta quarta



Terra     -     25/04/2012





Os funcionários técnico-administrativos das universidades federais vão paralisar as atividades nesta quarta-feira e nos dias 9 e 10 de maio. A categoria reivindica aumento do piso salarial, que atualmente é de R$ 1.034,59, reajuste do auxílio-alimentação e valorização da carreira. Segundo a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), a falta de resultados em relação à última greve foi o principal motivo que levou a categoria a decidir por uma nova paralisação. Os servidores técnico-administrativos pedem aumento do piso salarial para um valor correspondente a três salários mínimos (cerca de R$ 1,9 mil), além de efetivar o acordo firmado em 2007 com o governo.

Na última terça-feira, os representantes de 31 entidades nacionais que participaram da Campanha Salarial 2012 se reuniram com o Ministério do Planejamento. A reivindicação de reajuste linear de 22,08% com correção das distorções foi rejeitada pelo governo federal. As entidades se preparam agora para apresentar uma contraproposta que deve ser enviada ao Planejamento ainda esta semana, baseada em estudos encomendados ao Dieese que levam em conta a inflação dos últimos dois anos e o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro do mesmo período.

De acordo com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, na próxima quinta-feira a Condsef também participa de mais uma reunião para discutir a lei 12.277/10 que concedeu tabela salarial diferenciada para cinco cargos de nível superior do Executivo. A entidade também segue cobrando confirmação do Planejamento para reuniões com os demais setores de sua base como PCCTM, Inmetro, INPI, Anistiados, Area Ambiental, Evandro Chagas, ABIN, FNDE, INEP, DNIT e Agências Reguladoras.

A última greve dos servidores técnico-administrativos das universidades públicas federais ocorreu no ano passado e durou quatro meses. Durante esse período, o governo manteve a posição de não negociar com os grevistas. A paralisação foi considerada ilegal pelo Superior Tribunal de Justiça depois de ação da Advocacia-Geral da União (AGU). De acordo com o calendário da Fasubra, 30 de maio é a data-limite para chegar a um acordo com o governo.


Com informações da Agência Brasil



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra