terça-feira, 24 de abril de 2012

Servidores do Incra anunciam greve e criticam governo do PT



O Estado de S. Paulo     -     24/04/2012





A situação Incra não está fácil neste mês de abril. Após enfrentar contingenciamento de verbas e invasões de seus escritórios por sem-terra, o órgão federal responsável pela reforma agrária agora está ameaçado de parar. Os servidores da instituição anunciam para amanhã uma greve geral.

Em manifesto divulgado ontem, eles explicam que a paralisação tem dois motivos: exigir melhores salários e denunciar a falta de prestígio da reforma nos governos do PT. Segundo o texto, parte dos problemas que enfrentam na área salarial começaram em 2003, com a chegada de Lula ao poder. No governo Dilma eles se agravaram.

O manifesto critica a forma desconexa como o governo age. De um lado amplia as áreas de assentamentos, mas de outro enxuga e sufoca a máquina do Incra, responsável pela assistência aos assentados. “Entre 1985 e 2011, o Incra teve o seu quadro de pessoal reduzido de 9 mil para 5,7 mil servidores. Nesse mesmo período, sua atuação territorial foi acrescida em 32,7 vezes – saltando de 61 para mais de 2000 municípios, um aumento de 124 vezes no número de projetos de assentamentos assistidos”, diz o texto.

Os salários pagos no Incra estariam defasados em relação aos de outros ministérios. Por causa disso, embora realize concursos para contratar mais funcionários, a instituição não consegue preencher as vagas. “Do último concurso, realizado em 2010, cuja homologação se deu há poucos meses, apenas 51% dos profissionais convocados assumiram”, informa o manifesto.

A remuneração no Incra seria, em média, duas vezes e meia inferior à dos funcionários do Ministério da Agricultura. Isso não ocorria até a posse de Lula, em 2003. “A distorção se iniciou e aprofundou justamente nos governos do Partido dos Trabalhadores”, acusam os servidores.

A greve aprofunda a crise do Incra. Neste momento a direção do instituto pleiteia no Ministério do Planejamento o fim do contingenciamento de 70% de suas verbas de custeio. Por outro lado, João Pedro Stédile, principal líder do MST, acusa o governo de ter deixado a reforma nas mãos de tecnocratas.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra