quarta-feira, 27 de junho de 2012

Educação: Governo federal cria mais de 77 mil cargos



Priscila Belmonte
O DIA     -     27/07/2012




Rio -  O governo federal sancionou ontem a Lei 12.677, que cria 77.178 postos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas para o Ministério da Educação (MEC). As oportunidades, que começam a ser preenchidas ainda este ano, vão até o final de 2014. Ao todo, foram instituídos 43.875 cargos de professor (19.569 para Nível Superior e 24.306 para os ensinos Básico, Técnico e Tecnológico), 27.714 postos de técnico-administrativo, 1.608 cargos de direção e 3.981 funções gratificadas.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, os profissionais selecionados por meio de concursos públicos vão atuar em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes); Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets); Instituto Nacional de Educação de Surdos; Instituto Benjamim Constant; escolas técnicas e Colégios de Aplicação vinculados às Ifes; e centros federais de educação tecnológica e no Colégio Pedro II.

Segundo o senador Roberto Requião (PMDB-PR), relator do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, a criação dos cargos e funções contribui para a eficácia do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

O texto assinado pela presidenta Dilma Rousseff informa ainda a extinção de 2.751 cargos de técnico-administrativo e 2.013 funções gratificadas. O Ministério da Educação deve publicar a relação que especifica a extinção por instituição de ensino, no prazo de até 90 dias após a entrada em vigor da Lei 12.677.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra