sexta-feira, 22 de junho de 2012

Maia defende acúmulo de vencimentos por funcionários públicos



Denise Madueño
O Estado de S. Paulo     -     22/06/2012




Para o presidente da Câmara, se um servidor se aposenta e volta a trabalhar, por exemplo, ele tem de receber mais


O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), defendeu a possibilidade de acúmulo de vencimentos por servidores públicos, mesmo quando a soma exceder o teto constitucional, de R$ 26.723,13. Tal posição reforça a proposta de emenda constitucional aprovada por comissão especial anteontem, acabando, na prática, com o teto salarial.

O projeto permite o acúmulo de pagamentos de várias fontes - incluindo aposentadoria, salários e benefícios - para o servidor, mesmo que ultrapasse o teto. O texto retira ainda os limites do salário de servidores estaduais e municipais, que poderão ganhar mais que governadores e prefeitos. "Um funcionário público que se aposentou pelo teto e foi recontratado precisa receber, se não, estaria trabalhando por caridade", diz Maia. Para os servidores dos Estados e dos municípios, Maia defende um limite a ser fixado pelas assembleias e câmaras municipais, o que retira o limite da Constituição. "Isso não precisa necessariamente ser lei federal."

Parlamentares, ministros de Estado, presidente e vice-presidente têm salários iguais ao teto constitucional. Assim, qualquer acúmulo se torna excedente. Pronta para ser votada pelo plenário, a proposta deverá ser discutida entre Maia e os líderes partidários antes de ir à pauta. "O fato de ter sido aprovada pela comissão não significa que represente a opinião da maioria."

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), disse que a PEC criará uma "casta de privilegiados" e defendeu que se combata "com veemência" a proposta. "O teto constitucional foi uma conquista e essa iniciativa é um retrocesso imperdoável."


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra