segunda-feira, 11 de junho de 2012

Médicos federais prometem parar amanhã em todo o país



Johanna  Nublat e Erich Decat
Folha de S. Paulo     -     11/06/2012




 Brasília - Médicos de hospitais federais, incluindo os universitários, prometem parar o atendimento eletivo nesta terça-feira (12). Serviços de urgência e emergência serão mantidos.

Os médicos protestam contra a Medida Provisória 568 de 2012, editada pelo governo federal e em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto trata das carreiras federais em várias áreas; para os médicos, a consequência é reduzir à metade os honorários, protestam as entidades do setor.

De acordo com Amâncio Paulino de Carvalho, professor da UFRJ, o que hoje é pago por uma jornada de 20 horas semanais passará a ser o valor pago a quem trabalha o dobro, ou seja, a jornada de 40 horas, somado a uma complementação provisória.

"Para dizer que o vencimento não caiu, o que contraria a Constituição Federal, eles vão manter o valor total pago hoje com uma complementação, a VPNI [montante de valor fixo e provisório, adicionado ao salário-base]", diz ele.

O problema, explica, é que os benefícios dos profissionais são calculados em cima do salário-base, que cai pela metade, e que a fórmula vai acabar "congelando" os salários por um tempo. Isso porque, segundo ele, cada aumento no salário-base vai "comendo", no mesmo montante, a complementação, até que ela seja toda absorvida pelo salário.

"Uma pessoa que está terminando um mestrado, teria aumento de 50% no vencimento. Mas esse 'aumento' [no salário-base] vai ser descontado da VPNI. Ou seja, não aumenta em nada o salário final."

Aloísio Tibiriçá, 2º vice-presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), afirma que os médicos foram pegos de surpresa um projeto de lei bastante semelhante apresentado no ano passado. Para ele, a proposta pode prejudicar a formação dos médicos no país.

"Os médicos federais estão nos hospitais universitários e federais do Brasil, centros de formação médica. A MP afeta, certamente, a formação dos nosso médicos, porque os profissionais que trabalham nesses hospitais vão ficar desestimulados a fazer a preceptoria", afirma.

O tema foi discutido na semana passada, em audiência na Câmara.

"Apesar de trazer alguns avanços para alguma categorias, a proposta traz prejuízo, reduzindo os salários dos médicos pela metade", afirma a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). A deputada apresentou uma emenda suprimindo os artigos que tratam da redução dos salários dos médicos. "Há quase um consenso dentro da Casa contra esses artigos."

Procurado, o Ministério da Saúde afirmou que a questão com o Ministério do Planejamento. A reportagem procurou o Planejamento na semana passada, mas ainda não obteve resposta.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra