sexta-feira, 22 de junho de 2012

Parte do Judiciário já não acata tetos constitucionais



Fausto Macedo
O Estado de S. Paulo      -      22/06/2012




Análise:

Teto, ora teto. Intrigante essa preocupação do governo ante a aprovação da PEC que põe abaixo os limites salariais para servidores. Afinal, é de conhecimento geral, e do Tesouro principalmente, que certas classes fazem do teto e do subteto um faz de conta. Se a aprovação da proposta que extingue os tetos do funcionalismo pode liberar o aumento indiscriminado de rendimentos para muitos servidores, a imposição de patamares remuneratórios jamais conteve a escalada de holerites mais alentados, como, por exemplo, no Judiciário de muitos Estados.

Magistrados que furam a barreira nem por isso aceitam o rótulo de marajás porque se dizem merecedores e credores de vantagens e verbas excepcionais. Uns invocam as incorporações, nome formal para penduricalhos, ao longo da carreira - são os quinquênios, a sexta parte, as gratificações de representação que engordam os contracheques e alçam o subsídio à casa dos R$ 40 mil.

Outros ganham dobrado a título de indenizações por férias e licenças-prêmio acumuladas. Nesse ambiente instala-se o regime do duplo pagamento - um acata as formalidades e exigências legais, para todos os efeitos e eventual fiscalização, o outro aloja as primazias. A soma dos dois faz do impedimento uma balela. As instituições informam que um redutor salarial é aplicado para os casos em que os vencimentos atropelam o patamar permitido. Em tese, a medida mantém o supersalário sob freios. O excedente fica retido em caixa.

De qualquer forma, seja qual for a alegação ou a rubrica, o teto, nesses casos, nunca foi merecedor de um mínimo de obediência.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra