segunda-feira, 18 de junho de 2012

Governo desmarca reunião com universidades federais em greve



Paulo Saldaña
O Estado de  S. Paulo    -    18/06/2012




Reunião aconteceria nesta terça-feira, com representantes sindicais

O governo federal voltou atrás e desmarcou a reunião que aconteceria nesta terça-feira, dia 19, com representantes sindicais das universidades federais que estão em greve. O Ministério do Planejamento, que toca as negociações, apresentaria um esboço da proposta do plano de carreira dos docentes federais, principal reivindicação dos grevistas.

A paralisação completou um mês neste domingo e já atinge 54 universidades e institutos federais. O movimento tende a crescer ainda mais porque a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) mantém indicativo de greve e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deve decidir pela paralisação ainda hoje.

O governo havia convocado na semana passada uma reunião com os sindicatos, na terça-feira, dia 12. No encontro, pediu uma trégua de 20 dias, mas a categoria recusou interromper o movimento sem ouvir uma proposta clara. A reunião de amanhã foi marcada naquela data e deveria, enfim, apresentar a proposta do governo.

O Ministério do Planejamento confirmou o adiamento, mas não detalhou os motivos -  o que deve, segundo a pasta, fazer ainda hoje. Ainda não há data para novo encontro.

Um dos sindicatos envolvidos nas negociações, a Proifes, informou que a pasta argumentou que,  em função da RIO+20, não seria possível para o Ministério do Planejamento apresentar uma proposta efetiva amanhã. Sindicalistas ouvidos pela reportagem criticam que, na verdade, o Ministério não tem uma proposta concreta sobre o plano de carreira.

Na terça passada, o Ministério pediu somente a trégua ao se encontrarem com os sindicalistas. Após a negativa deles em parar a greve, os representantes da pasta se retiraram da sala por 20 minutos e depois voltaram com a ideia de que a proposta seguiria a linha adotado no plano de carreria do Ministério da Ciência e Tecnologia. Nem ao menos essa linha agradou os grevistas, que a chamam de improvisada e incompleta.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra