segunda-feira, 25 de junho de 2012

Professores do Instituto Federal do Amazonas aderem à greve nacional



G1      -     25/06/2012





Paralisação das atividades envolve também servidores do Instituto.
Movimento grevista permanecerá por tempo indeterminado.

Professores e servidores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) aderiram, nesta segunda-feira (25), à greve nacional da categoria. As reivindicações envolvem reajuste salariais, melhores condições de trabalho e investimento adequado às necessidades de transporte do estado. As atividades do campi do instituto localizado na Zona Leste da capital estão paralisadas. O movimento se estende às sedes do centro e do Distrito Industrial de Manaus.

O reajuste salarial de 22%, plano de carreira e destino de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), para o setor de educação, fazem parte da pauta de reivindicações da categoria. De acordo com o integrante do Comando de Greve estadual Ifam - campi Zona Leste, Denis Pereira, outra exigência é a estruturação dos campi do interior do Amazonas. "Queremos investimento na no instituto.



O Ifam teve uma expansão grande e fomos para Parintins, Maués, Lábrea, Tabatinga e Presidente Figueiredo, mas a estrutura não acompanhou esse crescimento. Nós temos salários muito baixos e contenções de custos. Tanto que temos um índice muito alto de exonerações", explicou ao G1.

Ainda segundo o servidor, os institutos da capital também necessitam de reparos. "A gente vive do trabalho de estagiários porque não tem concurso previsto. Há muita precariedade e o atendimento educacional não deve arcar com isso. Pensar em educação na Amazônia não é igual a pensar em educação em Minas Gerais ou em São Paulo, onde se tem locomoção mais fácil. O desafio é maior aqui", ressaltou o professor.

Greve nacional
O movimento grevista conta com a adesão de 178 campi espalhados por 22 estados brasileiros. Os professores e servidores do Insituto Federal no Amazonas evitaram aderir à greves de alcance nacional e organizadas pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). A paralisação, por tempo indeterminado, envolve 115 servidores e a decisão foi tomada ainda nesta quarta-feira (20) durante uma Assembleia Geral no Campus do centro de Manaus.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra