quinta-feira, 21 de junho de 2012

Professores e técnicos lançam manifesto na Câmara



BSPF     -     21/06/2012




Três sindicatos se uniram em ato simbólico nessa quarta-feira para pedir melhorias na educação e protestar contra a ausência de proposta do Governo para encerrar a greve

Três categorias federais lançaram nesta quarta-feira, 20, um manifesto coletivo por melhorias na educação e contra a indefinição de uma proposta do Governo para o fim da greve. O manifesto foi lançado em ato simbólico no plenário 16 do anexo II da Câmara dos Deputados, no final da tarde desta quarta-feira, 20 de junho. Cerca de 150 pessoas participaram do ato, reforçado pela presença de parlamentares, entre eles Paulo Rubem (PDT-PE) e Érica Kokay (PT-DF). Ambos afirmaram que as mudanças pleiteadas pelos trabalhadores da educação superior devem ser feitas "de baixo para cima, com o apoio da sociedade".

O documento une o posicionamento de duas entidades representativas de professores, Andes e Sinasefe, e uma de técnicos, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).

 “Foi um ato simbólico, que mostra a integração dessas três categorias federais ligadas à educação. Essa articulação ocorre entre movimentos que têm uma convergência de pautas de reivindicações e é um fato inédito na nossa história”, afirmou Luiz Henrique Schuch, primeiro vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Além do manifesto, o ato dessa quarta-feira discutiu uma agenda de mobilização conjunta, face à falta de definição, até o momento, de uma nova rodada de negociações com o Governo Federal. O coordenador-geral do Sinasefe, David Lobão, disse que o objetivo do ato é mostrar à sociedade que o setor de educação está unido. “O Governo tem de ter a responsabilidade de negociar com docentes e técnicos. Estamos encaminhando hoje um ofício ao Governo Federal pedindo que a Fasubra seja incluída nas reuniões de negociação com os professores”, afirmou. “Eles devem participar das nossas reuniões, assim como devemos estar presentes nas negociações deles”, acrescentou.

Janine Vieira Teixeira, coordenadora-geral da Fasubra, concorda que deve haver uma interação maior entre as categorias durante as negociações com o governo. “É importante porque assim o Governo nos vê. Até agora, o Governo nunca abriu um canal de diálogo com os técnicos. O que é discutido com os professores tem de ser discutido conosco também”, disse. “Não há sentido em diálogos separados. A vida da universidade é coletiva”, reforçou David Lobão. 

PARCERIA - O encontro dessa quarta-feira na Câmara dos Deputados seguiu um processo de integração entre as categorias cujo marco inicial foi um ato conjunto contra a precarização do ensino durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorre no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira, 22. O manifesto apresentado hoje será traduzido para cinco idiomas e distribuído ainda no evento internacional que está sendo realizado do Rio de Janeiro.

Na última terça-feira, 19, o Governo Federal desmarcou reunião prevista com os docentes para negociar uma saída para a greve, que já dura mais de um mês . Ainda não há data prevista para um novo encontro com o governo, segundo Paula Marquês, assessora do Ministério do Planejamento. “É possível que isso seja definido na próxima semana”, afirma.

Fonte: UnB Agência


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra