quinta-feira, 21 de junho de 2012

Proposta aprovada na Câmara pode trazer marajás de volta



R7     -     21/06/2012




Texto estabelece que teto salarial de servidores públicos seja equiparado ao subsídios de ministros do STF

Uma proposta aprovada nesta quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados derruba pontos importantes das reformas administrativas obtidos nos últimos anos e pode trazer de volta os marajás do funcionalismo público.

Aprovada pela Comissão Especial da Câmara, a proposta permite que os servidores dos municípios, dos Estados e da União possam receber salários de até R$ 26.700, o que representa o salário atual de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Pelo texto, se estabelece um teto único para todo o funcionalismo público do País. A constituição prevê, hoje, um limite diferente (sub-teto) para os funcionários do governo federal, dos estados e municípios.

Atualmente, de acordo com a Constituição Federal, servidores do município têm como teto o salário do prefeito, enquanto os servidores dos Estados e do Distrito Federal têm seus vencimentos equiparados ao subsídio mensal do governador.

A proposta, porém, põe fim ao sub-teto, ao permitir que o servidor público acumule salários e pensões, ainda que a remuneração total ultrapasse o limite máximo previsto em lei, que é o salário do ministro do STF (no caso de deputados estaduais e distritais no âmbito do poder legislativo). Antes de ir para o Senado, a proposta terá de passar ainda por duas votações na Câmara.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), à Proposta de Emenda Constitucional do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). A proposta foi feita inicialmente para igualar os salários do presidente da República, do vice-presidente, de ministros de Estado, senadores, deputados federais, procurador-geral da República e do defensor público-geral ao dos ministros do STF.

 Um decreto equiparou os salários dos ocupantes desses cargos, mas ele não prevê, porém, o reajuste automático a partir do aumento dos vencimentos dos ministros do STF.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra