domingo, 24 de junho de 2012

Servidores ameaçam entrar com ação judicial



Diário do Nordeste     -     24/06/2012





Funcionários do executivo federal não querem ter seus nomes e vencimentos divulgados na internet

Brasília - A resistência dos servidores públicos em ver seus salários divulgados deve acabar na Justiça. Em cumprimento à Lei de Acesso à Informação, os nomes e vencimentos de todos os funcionários do executivo federal estarão disponíveis na internet, a partir de 30 de junho.

Entretanto, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que reúne os servidores do executivo federal, classifica a ação como quebra do sigilo do funcionalismo. A assessoria jurídica da entidade estuda a medida legal a ser tomada, mas diz que a intenção é entrar com ação na Justiça.


Marco Maia, presidente da Câmara, preferiu não arriscar uma data e disse que o impasse é se divulga nomes ou somente salários.

Prazos

Até o fim deste mês, serão conhecidas as verbas remuneratórias: salários, gratificações e jetons, dos servidores civis. No caso dos militares, o prazo é até 30 de julho. Já as verbas indenizatórias, como ajuda de custo, vale-transporte, diárias de viagem, tanto dos civis como dos militares, serão divulgadas a partir de 30 de agosto. Esses prazos são apenas para o Executivo. Os outros poderes, além dos estados e municípios, têm que fazer os seus próprios regulamentos.

No Judiciário, há decisão de dois tribunais, de divulgar nomes e valores dos vencimentos de todos os servidores e ministros. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou resolução no início do mês de junho e está finalizando o trabalho para divulgar os dados a partir da próxima semana, na internet. Pressionado pelo TST, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também decidiu, na semana passada, no mesmo sentido, mas a divulgação ainda não tem data.

No Supremo Tribunal Federal (STF), a divulgação dos nomes e salários começará em 5 de julho. Tudo será divulgado, inclusive, gratificações e auxílios. A assessoria do STF informou que cada tribunal terá autonomia para decidir como vai disponibilizar suas informações, mas é possível que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) normatize a questão. Caso isso ocorra, todos os órgãos do Poder Judiciário, à exceção do próprio STF, deverão seguir à norma do CNJ.

No Senado, a Mesa Diretora decidiu que a divulgação dos vencimentos, com o nome de cada funcionário, começará em 31 de julho. Na Câmara, um grupo de assessores se debruça sobre o tema, mas quem dará a palavra final também será a Mesa Diretora. A pressão contrária dos servidores é grande. A Câmara argumenta que já divulga os nomes de todos os seus servidores, com os cargos, e que há também uma tabela de remuneração.

Para saber o salário basta cruzar os dados. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto, preferiu não se comprometer com a data da divulgação. "Tem data? A polêmica é se divulgamos nomes ou só salários. Vamos divulgar o nome dos 3,5 mil da ativa. Os dos aposentados também? Aí o neto pode explorar, né? Vamos ter que estudar tudo muito bem. Hoje, a Câmara já informa e vamos divulgar tudo. Isso eu garanto", afirma o presidente da Câmara.

Judiciário não chegou a consenso

São Paulo O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tende a determinar aos tribunais estaduais a divulgação de nomes e respectivas remunerações pagas a servidores e magistrados, a exemplo do que fez o Executivo Federal e alguns governadores logo após a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação Pública. A uniformização do comportamento do Judiciário foi determinada em maio pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, e deve sair na segunda quinzena de julho.

"Estamos consultando os tribunais, alguns entendem que os nomes e respectivos salários não devem ser divulgados, outros que sim. Nossa tendência é decidir pela divulgação, preservando informações de caráter privado", afirma Wellington Saraiva, que coordena o grupo responsável pela proposta.

Apesar da intenção de exigir a divulgação, Saraiva lembra que nem por isso as informações deverão ser disponibilizadas de forma imediata, em função das limitações do CNJ.

"Temos estrutura diferente do Poder Executivo, que é hierarquizado. O CNJ tem competência para revistar atos administrativos dos tribunais, não é a relação de chefe e subordinado".

Para o ouvidor, a recusa dos tribunais em divulgar os dados solicitados é "consequência de 500 anos de opacidade da administração pública". "Com a regulamentação, essa resistência tende a diminuir", destaca.

Para o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, não se pode confundir a transparência no Judiciário com a "violação da intimidade das pessoas". "O juiz está sujeito a sofrer atentados em razão do seu trabalho. É por isso que a privacidade é de certo modo resguardada com a divulgação dos salários", defende.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra