segunda-feira, 9 de julho de 2012

Benedito de Lira faz apelo por solução para greve dos servidores



Agência Senado     -     09/07/2012




Em discurso nesta segunda-feira (9), o senador Benedito de Lira (PP-AL) fez um apelo ao governo federal e aos colegas parlamentares para que juntos encontrem um meio de atender ao pedido dos servidores federais que estão em greve há meses e, assim, evitar que o país pare.

- Que o diálogo seja fomentado e a questão seja resolvida – pediu.

Benedito de Lira acredita que é possível encontrar uma solução atender as reivindicações dos servidores. Ele disse que, em sua maioria, os pedidos não são exorbitantes, apenas a aprovação de planos de carreira, reposições salariais devido à inflação, realização de concurso público e demandas por mais estrutura.

O senador chamou a atenção para o fato de que fica difícil exigir qualidade nos serviços públicos se os servidores estão desestimulados.

- A situação dos servidores se agrava ano após ano com a falta de estrutura, a sobrecarga de trabalho oriunda da falta de pessoal e a defasagem dos salários em relação à inflação – disse.

Pelo menos 26 setores estão em greve, de áreas distintas como a saúde, desde a Fundação Nacional de Saúde aos professores e funcionários dos hospitais universitários federais; Ministérios como o do Trabalho, da Agricultura, da Justiça e da Previdência Social; além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit); a Polícia Rodoviária Federal; e até o Instituto de Patrimônio Histórico (Iphan), entre inúmeros outros, incluindo os Tribunais Regionais Eleitorais, o que pode afetar as eleições municipais de outubro.

Além deles, professores de 55 das 59 universidades federais estão em greve desde 17 de maio, junto com trabalhadores técnico-administrativos e até as escolas técnicas.

Um professor universitário com doutorado, que trabalha 40 horas semanais, ganha R$ 5,9 mil, disse o senador, acrescentando que esta é uma “defasagem absurda que todos conhecem, mas, como nada é feito, todo ano as greves se repetem”.

- Se todos os anos as demandas são praticamente as mesmas, por que o governo federal não adota uma medida permanente que garanta reajustes anuais? - questionou o senador.

Benedito de Lira registrou a iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), relator do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2013, que incluiu dispositivo para autorizar o reajuste dos subsídios e da remuneração dos agentes públicos dos três poderes e do Ministério Público da União, um primeiro passo para garantir recursos anuais para o reajuste dos servidores públicos federais. Ele ressaltou que os servidores públicos garantem o funcionamento do Estado e devem ter condições para exercer seu trabalho com eficiência, agilidade e ética.

- É mais barato se antecipar e conceder reajustes gradativos do que sofrer com os prejuízos humanos e financeiros causados por estas paralisações – avaliou.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra