terça-feira, 3 de julho de 2012

Cyro Miranda pede aumento para professores universitários e critica descaso do governo



Agência Senado     -     03/07/2012




O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) criticou, nesta terça-feira (3), duramente o governo federal pelos baixos salários pagos aos professores de universidades públicas e pela descaso com a greve que já dura dois meses, paralisando as instituições públicas de ensino superior.

- O ministro do Planejamento mudou a agenda de negociação e apenas informou que não tinha tido tempo de estudar a proposta do movimento [grevista]! Isso é um absurdo, depois de mais de 40 dias de greve! – afirmou.

O senador disse que a educação continua a ser negligenciada pelo governo e destacou a necessidade do Congresso aprovar 10% de investimento do PIB em educação.

- É um disparate que um professor com mestrado, doutorado e pós-doutorado ganhe menos que a remuneração inicial de boa parte das carreiras públicas do próprio Poder Executivo – criticou, observando ainda que o governo paga bem abaixo do que o mercado paga.

O senador afirmou que sem ensino público de qualidade e professores bem remunerados, “o Brasil jamais será um país cidadão”.

- Quando a escola não ensina, é o tráfico e o crime que acabam por acolher nossas crianças.
Cyro disse ser lamentável que a profissão de professor dificilmente atraia os formandos e citou dados que revelam que o Brasil ainda tem 14 milhões de analfabetos.

- O número não é apenas preocupante. Trata-se de uma vergonha para um país e para um governo que diz priorizar a área social – ressaltou.

Cyro Miranda revelou exemplos de países como a China e a Coréia do Sul, que investiram maciçamente na educação e conseguiram “fervilhar” suas economias. Ele destacou que o Brasil e a Coréia do Sul já foram países bastante parecidos na década de 1960, mas que hoje existe um abismo que separa as duas nações.

- A renda per capita do Brasil é hoje menos da metade da coreana. Em suma, o Brasil ficou para trás e a Coréia largou em disparada. Por que isso aconteceu? Porque a Coréia apostou no investimento ininterrupto e maciço na educação e nós não – lamentou.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra