quarta-feira, 11 de julho de 2012

Eduardo Lopes defende valorização dos servidores do Arquivo Nacional



Agência Senado     -     11/07/2012




Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (11), o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) defendeu a valorização dos servidores do Arquivo Nacional, que é o órgão que cuida da gestão do patrimônio documental do país. O órgão tem sede no Rio de Janeiro e uma unidade no Distrito Federal.

Segundo o senador, os servidores do Arquivo Nacional decidiram entrar em greve, no último dia 2. Entre as reivindicações do movimento, está a implantação do plano de cargos e salários para a carreira.

- O pleito é justo, principalmente se considerarmos o caráter eminentemente técnico das atividades desses servidores – argumentou.

Eduardo Lopes explicou que o arquivista é o profissional preparado para recuperar com rapidez e apuro técnico as informações contidas em suportes físicos ou virtuais. A gestão arquivística de documentos envolve múltiplos elementos, como produção, uso, acesso, classificação e arquivamento. O senador acrescentou que a atividade exige a formação de arquivologia em nível superior.

O parlamentar lembrou que, com a Lei de Acesso à Informação e com os trabalhos da Comissão da Verdade, as atividades do Arquivo Nacional serão ainda mais exigidas.

- Espero, sinceramente, que ainda em 2012 vejamos a implantação desse plano. Os arquivistas são profissionais estratégicos nesta era da informação e do conhecimento – concluiu o senador.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra