quarta-feira, 25 de julho de 2012

Em greve, servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário protestam distribuindo alimentos



Agência Brasil     -     25/07/2012




Brasília – Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) distribuíram hoje (25) 1 tonelada de alimentos como forma de chamar a atenção para as reivindicações da greve que atinge os dois órgãos.

No gramado entre a Praça da República e a Rodoviária do Plano Piloto, região central de Brasília, os manifestantes entregaram kits contendo bananas, laranjas e fubá a quem passava pelo local. De acordo com os organizadores do protesto, trata-se de produtos originários da agricultura familiar e de assentamentos rurais.

Segundo o diretor da Confederação Nacional das Associações de Servidores do Incra (Cnasi), Reginaldo Marcos Aguiar, a doação foi feita em todas as capitais do país e em alguns municípios do interior. “É um ato nacional, realizado em todas as cidades que possuem superintendência do Incra. A expectativa é chegar a 30 toneladas de alimentos distribuídos até o fim do dia”, disse.

Aguiar explicou que o objetivo da manifestação foi divulgar o trabalho desenvolvido pelos dois órgãos paralisados. “A gente busca chamar a atenção da população para a desestruturação e a falta de capacidade de levar desenvolvimento aos projetos de assentamento criados pelo Incra e aos agricultores familiares apoiados pelo MDA”, declarou. De acordo ele, a verba destinada aos órgãos sofreu corte de 25% em 2012, caindo de R$ 4 bilhões para R$ 3 bilhões. Segundo Aguiar, a redução dificultou o trabalho dos servidores.

Além do incremento de pelo menos 50% no orçamento, o movimento grevista reivindica equiparação salarial com os funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Desenvolvemos as mesmas atividades e ganhamos um terço do que eles ganham”, afirmou Aguiar. A paralisação do Incra e MDA já dura mais de um mês.

O ato dos servidores atraiu a curiosidade de pessoas como a bacharel em direito Ana Lúcia Cardoso, 46 anos. “Estou achando muito interessante a forma de protesto que eles escolheram. Realmente chama a atenção, ainda mais se você pensar que esse é um país com muita gente passando fome e o governo não faz nada”, opinou.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra