sábado, 28 de julho de 2012

Erenice atuou para empregar familiares, diz PF



Folha de S. Paulo     -     28/07/2012





BRASÍLIA - E-mails da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra mostram que ela fez pedidos para conseguir empregar no governo parentes seus ou pessoas ligadas a eles.

As mensagens, mandadas quando ela chefiava a pasta, foram apreendidas pela Polícia Federal durante a investigação sobre tráfico de influência, arquivada neste mês.

Em e-mail para uma sobrinha, a então ministra demonstra preocupação em esconder a ajuda aos parentes. "Meu amigo já arrumou algo para você. Fundamental: [escreve em maiúsculas] nunca, jamais, em hipótese nenhuma fale sobre seu parentesco comigo. Isso só atrapalha."

Em outra troca de mensagens, Saulo Guerra, filho de Erenice, pede nova função para a noiva: "Seria legal se pudéssemos aumentar o DAS [cargo em comissão] dela, principalmente antes de nos casarmos no civil e lá no Ministério [da Pesca] parece que não tem muita perspectiva".

Erenice responde: "Filho, outro dia entreguei o currículo dela para o Rogério Santana [então presidente da Telebrás] e ele ficou de achar um lugar para ela lá com ele".

"Os familiares de Erenice a tinham como detentora de prestígio suficiente para auxiliá-los", escreveu a PF. O Ministério Público Federal não viu irregularidade nos pedidos da ex-ministra.

Erenice também fez relatos a Lula e a Dilma Rousseff sobre a crise que os Correios enfrentavam na ocasião, e colocou a responsabilidade no loteamento de cargos da empresa pelo PMDB.

(ANDREZA MATAIS E FILIPE COUTINHO)




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra