terça-feira, 3 de julho de 2012

Estado não vai parar' por causa da greve, diz advogado-geral da União



Valor Econômico     -     03/07/2012 




Brasília - O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, afirmou nesta segunda-feira que o “Estado não vai parar” por causa das greves de servidores públicos em várias regiões do país. “Vamos atuar para garantir o funcionamento das instituições e para preservar os direitos e as funções essenciais do Estado”, afirmou o ministro, ao participar de evento que comemora os dez anos de criação da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

Adams disse que a AGU está recebendo informação dos órgãos e ministérios atingidos pelas greves e que ainda está “preparando ações para garantir o funcionamento mínimo” dos órgãos da União. No entanto, não deu detalhes sobre quais ações podem ser adotadas pelo governo para coibir paralisações que prejudiquem o acesso da população aos serviços básicos.

Sobre o caso específico da paralisação dos professores universitários, o advogado-geral da União disse que a instituição está aguardando o processo de negociação do governo com a categoria e o posicionamento do Ministério da Educação. “Esse processo [de negociação], ao que fui informado, ainda não teve êxito, mas isso não vai parar a nossa atuação. Quando tivermos todas as informações indispensáveis à ação da AGU vamos atuar.”

Números do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) do último dia 27 apontam que a greve dos professores atingiu 95% das universidades federais e dos institutos federais de educação, além de 100% dos centros federais de educação tecnológica (Cefets). A paralisação da categoria já dura mais de 40 dias.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra